Blog da Incluo



Síndrome de down: alimentação equilibrada para o crescimento

Como deixar as refeições das crianças mais nutritivas e saborosas? Se essa pergunta já passou por sua cabeça alguma vez, pare tudo o que estiver fazendo e preste atenção neste post.

Quem nasce com Síndrome de Down encontra um mundo repleto de potencialidade pela frente, no entanto, é preciso lembrar que os pais são os principais responsáveis pela alimentação correta dos seus filhos, e que uma alimentação equilibrada é fundamental para o seu crescimento.

Descubra agora qual a alimentação ideal para garantir o melhor crescimento e o desenvolvimento do seu filho, além de aumentar sua qualidade de vida. E lembre-se: seu filho é capaz de fazer tudo nessa vida!

Alimentação correta para a criança com Síndrome de Down

Engana-se quem pensa que existe alimento mais poderoso que o leite materno. O principal alimento para o bebê é o leite da mãe.

O aleitamento materno é a primeira atividade fonoaudiologia do seu bebê, que exercita e fortalece a musculatura de sua boca e mandíbula por meio dos movimentos que realiza ao sugar o leite. Vale destacar também que essa alimentação preveni as famosas (e temidas) inflamações de ouvido.

Mas e quando a criança não é recém nascida? Também temos as dicas corretas! Aprenda agora três atitudes alimentares simples, fáceis, mas ao mesmo tempo, muito eficazes quando o assunto é minimizar as alterações genéticas das crianças com Síndrome de Down.

1.Não deixe que o seu filho seja refém da constipação intestinal

Entre os principais distúrbios gastrointestinais existentes, a constipação intestinal é a mais comum entre as crianças com Síndrome de Down.

O motivo? Devido a hipotonia do tecido muscular do intestino grosso dessas crianças, os movimentos peristálticos não possuem força o suficiente para expelir as fezes. Um incômodo, não é mesmo?

Mas, a boa notícia é que uma alimentação rica em fibras, líquidos, verduras, frutas e cereais integrais é perfeita para facilitar e controlar a evacuação das fezes. Evite os tubérculos que prejudicam o bom funcionamento do intestino, como batata, mandioca e cenoura.

2.Deixe o seu filho longe da obesidade

Quem nunca ouviu falar que as crianças com Síndrome de Down são obesas? Afirmar que elas são sempre obesas, é um mito. Elas possuem mais tendência em se tornarem jovens e adultos obesos, devido a hipotonia geral dos seus músculos.

Essa diminuição do tônus muscular dificulta a sensação de saciedade das crianças, fazendo com quem consumam mais alimentos do que o necessário. Esse é o principal pilar para o excesso de peso, que pode dificultar o desenvolvimento motor e desencadear vários problemas cardíacos.

Uma alimentação saudável e livre de refrigerantes, massas, gorduras, doces e alimentos industrializados é o primeiro passo para que a obesidade não atinja o seu filho. Uma educação nutricional logo nos primeiros anos de vida, é fundamental para que o organismo não seja comprometido devido aos quilinhos extras.

Por isso, invista em explorar os sabores e as formas dos alimentos, crie pratos atrativos e coloridos, varie sempre que for possível, pois é ainda na infância que a criança adquire os hábitos que levará pelo resto de sua vida.

3.Permita o desenvolvimento neurológico

O segredo do bom desenvolvimento neural das crianças com Síndrome de Down é incluir em suas refeições os principais alimentos funcionais, como os ricos em ômega 3 (sardinha, bacalhau, atum e salmão, por exemplo), as oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes) e também, as famosas sementes de linhaça — todos esses exemplos melhoram as atividades do sistema nervoso e combatem as complicações cardiovasculares.

Viu só como é indispensável uma boa alimentação? Existem vários estímulos para as crianças com Síndrome de Down! Que tal aprender os principais exercícios de estimulação precoce? Até a próxima e boa leitura!

 

Gostou do nosso texto? Então, deixe seu comentário abaixo com suas opiniões ou compartilhe suas experiências. Nós já compartilhamos a nossa no Curso Online: Método Mano down. Faça parte clicando na imagem abaixo.

 

faixa horizonteal curso online

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.