Blog da Incluo



CARTA PARA VOCE, FUTURO IRMÃO ( IRMÃ) DE UMA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

CARTA PARA VOCE,  FUTURO IRMÃO ( IRMÃ) DE UMA PESSOA COM SÍNDROME DOWN

ALICE MANA

  Esta é uma carta especialmente dirigida a você, querido irmão/ irmã, que está esperando o seu irmão com Síndrome de Down. Devo confessar que, desde os meus primeiros anos de infância, sou apaixonada por escrever, sobre histórias verdadeiras, aquelas que não são esquecidas. Talvez, em parte, porque fui educada em um ambiente em que se permItia falar das  emoções e dos sentimentos. No entanto, neste momento, quando recebo a oportunidade de escrever sobre o que sempre quis mostrar ao mundo, sobre o mais significativo da minha vida, sinto que cada palavra pode ficar aquém e que tudo o que posso traduzir em letras estará abaixo da altura que merece.

 

Cada palavra poderia ser pouca se eu escrevesse esta carta para meu irmão com Síndrome de Down, principalmente porque ele entende melhor a linguagem dos gestos, olhares, risos e beijos.  Por outro lado, não acho que alguém que não seja você entenderá melhor as linhas que escrevi, porque é muito gratificante para eu contar  a todos o que sinto por meu irmão, mas ao final, é como contemplar um trabalho de arte sem entendê-lo. Por tudo isso, vou escrever para você, logo você entenderá perfeitamente o idioma em que eu falo com você, ou talvez você leia isso quando você for mais velho, mas com certeza suas experiências serão semelhantes as que eu vou contar.

 

Eu poderia começar dizendo-lhe, futuro irmão/ irmã, para não ter medo, porque “ele será um irmão como qualquer outro, você não encontrará nenhuma diferença”,mas não farei isso. Não deixe que ninguém  ensine-o a não apreciar as diferenças. Se isso fosse verdade, possivelmente, por exemplo, agora meu irmão de 16 anos, sendo um “adolescente”, talvez ele não tivesse vindo como se estivesse no meu quarto para me perguntar como eu estou e me dar muitos beijos enquanto ele agarra meu rosto com suas mãos grossas e quentes, simplesmente porque ele gosta. Isso será parte de sua realidade, irmão, um privilégio de poucos, um amor que poucos podem saber, então nunca poderá  ser como qualquer outro irmão, é o que quero dizer. Além disso, em breve acontecerá o contrário, certamente será você quem vai buscá-lo todos os dias para abraçá-lo e cuidar dele como se não houvesse fim, porque sim, porque você sente vontade, mesmo que você saiba que depois de um tempo ou no dia seguinte você pode fazê-lo novamente. Não importa a idade que você tem, mesmo se você tiver um dia ruim. Você simplesmente o procurará e se sentirá a pessoa mais afortunada do mundo.

Leia mais sobre o tema. Clique aqui.

Para rebobinar um pouco,  aliás, para avançar uma visão de seu futuro, eu descreveria e lembraria alguns detalhes específicos de como eu comecei a crescer (ou melhor a viver) quando meu irmão Pablo entrou na minha vida. A verdade é que lembro-me, levemente, de sua chegada, muito feliz. Se eu tiver que ser sincera, a verdade é que, a partir desta primeira etapa, que você vai viver em breve, tenho mais evidências do que minha mãe me diz, já que eu tinha apenas três anos. Minha mãe, o que eu poderia falar sobre ela? Aquela que viu pela primeira vez  a pura inocência no rosto de meu irmão sem ver além de uma beleza inigualável, que deve ter enfrentado a realidade mais inesperada possível enquanto ria comigo na mesa e, ao mesmo tempo, só via passar pela cabeça perguntas em que no final a mesma palavra de seis letras estava sempre presente: futuro. Meu irmão aprenderá a falar? Como será o seu dia-a-dia? Em que escola ele será aceito? O que acontecerá quando eu envelhecer? Mas ela logo parou de fazer isso e começou a curtir seu filho, que lhe dava esperança e  força com suas risadas e seu rosto cheio de felicidade. Por que seríamos tristes?
Quanto a mim, devo dizer-lhe, com honestidade, que poucas perguntas passaram pela minha cabeça.  Talvez seja em parte porque eu não queria que fosse o momento para questionamentos e porque em minha casa  nunca houve nada escondido, nenhuma comparação, nem mesmo com os olhares dos meus pais. Desde do início  eu soube que meu irmão tinha Síndrome de Down. Ele era apenas meu irmãozinho, querido  irmão, era como eu imaginava: rindo comigo, eu podia passear rcom ele, e lhe ensinava novas brincadeiras.

 

Eu sabia que ele iria aprender um pouco mais devagar,  e que ele precisaria de mais ajuda, e dedicação por parte dos meus pais. Lembro que adorei falar com meus colegas de classe sobre a chegada do meu irmão.. Se eu começar a lembrar, toda vez que me pediram para escrever sobre meus interesses ou o que eu gosto de fazer na escola, eu sempre escrevia que era passar  tempo com meu irmão. Fica muito feliz  que todos conhecessem nosso relacionamento . Eu  também ficava surpresa com o fato de meus colegas não falarem sobre os irmãos em suas  redações Para meu irmão não há nada que ele gosta mais do que uma reunião familiar, é um dos momentos em que mais gosto de contemplar seu rosto de imensa alegria.

 

Nest outro post falamos também sobre este tema. Clique aqui.

Você que está lendo esta carta saberá pouco tempo que esses momentos não têm preço, vale uma vida. À medida que você crescer, você se tornará mais consciente das peculiaridades do seu irmão: talvez alguém lhe dê um livro e ele  terá vontade de ler cinquenta vezes a mesma história, ou assistir o mesmo filme por um mês todos os dias seguidos, enquanto você gosta de variar as leituras e filmes.
Seu irmão não será perfeito é claro, você também não é. Acostume-se com muitos aprendizados que seu irmão te ensinará. Certamente nunca poderá fazer exatamente como seu irmão:  dizer o que você pensa sinceramente em todos os momentos, alcançar essa naturalidade que todos queriam em algum momento de sua vida. Isso é algo que eu admiro e aprendo com  meu irmão toda  vida. Meu irmão Pablo, mesmo na situação mais tensa possível, é capaz de  dizer o que pensa para qualquer um, seja o que for, quem quer que seja, bom, ruim, sem medo. E acredite em mim, admiro muito isso. É  algo que seria muito necessário para todos nós, pois evitaria muitos problemas.

 

Como eu dizia, cada ser será diferente e singular, como todos os irmãos. Eu amo rir com meu irmão. Eu amo ajuda-lo a fazer sua lição de casa com aprender a maneira como ele aprende as coisas, gosto de ver  como ele luta e  se esforça para fazer as tarefas. Admiro muito sua persistência.

 

Futuro irmão / irmã , não pense que a sociedade esteja tão avançada como alguns dissem, você observará olhares de espanto , de dó ,mas acima de tudo, olhares ignorantes.  Muitos pensam que você será um peso, mas não é. Eu te aconselharia que não leve as coisa para o lado pessoal. Existe muito desconhecimento e preconceito, por falta de convivência. O que acontece é que todos têm seu próprio conceito de “normalidade”, seus próprios critérios do que faz as pessoas felizes .

A normalidade para muitos pode ser a aparência de uma vida feliz que esconde uma grande falta de amor. Para outros, pode ser o triunfo que esconde uma vida que eles não gostam. Não espere muito, pelo menos por agora, de uma sociedade que é considerada “normalizada” e dirigida por corruptos e delinquentes. Futuro irmão lute com tudo o que estiver ao seu alcance, nunca se conforme diante dessa ignorância, lute com atitudes. Eu não sei o que o destino preparou para você, se você será  um bom aluno, qual profissão você terá, se você terá filhos.

O que posso dizer com certeza, futuro irmão, é que você foi selecionado para aproveitar o caminho intensamente, para viver uma vida plena, cheia de emoções. Tenho certeza que você ao olhar para trás ao longo dos anos, sentirá  grato e privilegiado por esta oportunidade que a vida te deu.. E você  concordará comigo, você verá.

Se tiver interesse baixe o eBook que lançamos sobre o tema. Clique aqui.

 

É assim que eu sinto, agora que meu irmão tem 16 anos, me sinto totalmente privilegiada. Eu , nunca teria imaginado que meu irmão  poderia encher minha vida tanto. Para que você possa ver que eu não estou  exagerando, posso dizer que agora, aos 20 anos, estou estudando meu terceiro ano na universidade, e todos os dias eu  volto da escola contando os segundos para encontrá-lo. Eu to te falando o do amor incondicional por um irmão, ao lado de uma mãe que todos os dias sente  orgulho de ver seus dois filhos unidos, cúmplices e parceiros.

 

Mesmo chegando ao final desta carta, não pense que eu já lhe contei tudo o que sinto por meu irmão Pablo, porque para isso não há combinação de termos possíveis, isso é algo que vai além das palavras, e você só saberá quando você conviver com seu futuro irmão. Meu irmão é o maior presente que a vida me deu, meu professor que me ensina as lições mais simples, sem me dar um longo conselho, ele me dá um exemplo com sua maneira de ser tão transparente, tão leal, da mais pura inocência, da sinceridade transbordante.

 

Só posso dizer para  você aproveitar plenamente esta nova aventura que você irá empreender em breve com o seu irmão/ irmã, que você construa seu próprio caminho, mas que seu irmão/ irmã sempre fará  parte disso; que você aproveite cada pequeno momento, que você ria até  sair lágrimas; que você aplauda todas as suas realizações. Não perca tanto tempo ensinando seu futuro irmão/ irmã a  multiplicar ,  gaste tempo celebrando a vida com ele e absorvendo seu ensinamentos.

 

Que você cuide dele e saiba que ele será seu maior tesouro, preencha-o com beijos e abraços toda vez que você sentir  vontade.

 

Espero que em breve você possa responder  esta carta, e me falar como é seu irmão  , como vocês estão  crescendo, contar um fato marcante e quem sabe   você também pode me dar alguns conselhos. Enquanto isso continuarei  minha jornada, não tenho certeza do que destino me preparou, nem estou ansiosa para saber, porque quero continuar a cumprir a lição mais importante que meu irmão Pablo me ensinou, a viver dia a dia, e eu desejo fazê-lo sempre acompanhado do meu “mano”, porque sempre vou precisar dele, mais do que ele para mim.

Por Alicia (Málaga)

Tradução : Marco Paulo

Acréscimos: Leonardo Gontijo

 

Lançamos nosso primeiro curso online. Se quiser conhecer e ver como funciona clique aqui. Temos um módulo que fala sobre o tema abordado no post.

 

faixa horizonteal curso online

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.