Blog da Incluo



Dica de Mãe: O que fazer nos primeiros dias do nascimento de uma criança com down?

Samantha Vallejo-Nágera, espanhola, mãe de quatro filhos,  empresária e chefe de sucesso -apresentadora do Masterchef Espanha – e usa da sua notoriedade para realizar um trabalho de conscientização da síndrome de down em seu país. Samanta possui um site e um canal no youtube onde pretende esclarecer dúvidas e curiosidades sobre seu filho com down, Roscon, e dá conselhos para pais e famílias de crianças com a deficiência.

Ao chegar em casa com Roscon, que já era seu terceiro filho, e apesar de já ter se informado de todas as maneiras possíveis sobre a síndrome de down, dúvida de Samanta era: “Será que ele irá comer, dormir, de desenvolver como os outros?” Com certeza, é a resposta que ela dá, atualmente.

Segundo Samanta, o medo de não saber o que fazer é normal, mas não deve atrapalhar os cuidados e o desenvolvimento dos nossos filhos, sejam eles deficientes ou não. Entretanto, para um filho com síndrome de down, a atenção deve ser redobrada, e nada mais que isso.

Ele poderá demorar um pouco mais, mas irá comer, andar, falar, assim como toda criança. Por esse motivo, deve-se estimular e despertar os instintos desde o nascimento. Para que vivam uma vida normal, devem ser tratados da mesma forma que os outros filhos.

A dica mais valiosa que alguém pode dar à mãe de um recém nascido com down: estimule você mesmo o seu filho recém nascido. Utilize seus próprios objetos e brinquedos com diferentes texturas e sons, e claro, não deixe de ir aos profissionais de saúde regularmente.

Veja o vídeo completo com as dicas de Samanta:

 

No Portal Incluo é possível obter mais informação, sendo em conteúdos como esse em nosso blog, ou no nosso banco de dados, onde é possível encontrar pessoas interessadas no assunto. Junte-se a nossa rede de conhecimento e informação sobre a temática síndrome de down clicando aqui!

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.