Blog da Incluo



IMPORTÂNCIA DOS AVÓS QUANDO DO NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

 aborto

Neste post falaremos sobre a importância dos avós quando do nascimento de uma criança com down.

Nem todos os casais tem pais vivos ( Avós da criança com down), muito menos avós apoiadores. Geralmente, os avós são uma fonte importante para as famílias.

O apoio da família é fundamental para tornar este momento mais sereno, sobretudo quando vem dos avós.  É natural que os pais se sintam fragilizados e busquem em seus próprios pais o suporte para lidar com o eventual impacto da notícia do nascimento do filho com síndrome de down.

O que os avós podem fazer?

Os avós tem um papel muito especial quando o bebê nasce. Se conseguirem aceitar o diagnóstico, podem ser de grande ajuda, tanto nos aspectos práticos quanto nos emocionais. Pesquisas apontam que pais apoiados por seus pais tem mais chances de se adaptar rapidamente ao diagnóstico, de sentir menos estresse e ansiedade e de ser capazes de amparar seu cônjuge e sua família.

Os avós tem prazer em saber que são úteis e que podem ajudar. Porém , parece haver dois extremos- aqueles que assumem o controle, fazendo os pais se sentirem excluídos, e aqueles que ficam em volta, sem querer interferir, e não sabem bem o que fazer. Os pais devem pensar sobre as potencialidades e possibilidades dos avós. Podem ser úteis na logística, busca de informações, amparo, carinho e estímulos.

Muitas vezes, por causa da correria do dia a dia, os avós auxiliam os pais e desempenham uma função muito importante nos cuidados com os netos.

Os avós tem papel importante e o recomendado é buscar  o equilíbrio entre opinar demais e superproteger demais.

Em comparação com os pais os avós podem:

Ser mais tranquilos com a criança- eles se preocupam menos com disciplinar e com mimar a criança, sentindo menos pressão com o seu desenvolvimento e com suas realizações.

Oferecer seu tempo- Os avós estão distantes do cuidado cotidiano da criança e tem uma distância segura para refletir sobre o desenvolvimento da criança.

Ser pacientes- para brincar com a criança ou ensinar a ela novas habilidades.

Problemas possíveis

Dificuldade de aceitar o diagnóstico e visões diferentes no que se refere à síndrome de down

Para os avós, às vezes, é difícil aceitar ou entender as consequências da condição genética. Podem demorar para se adaptar a ela e evitar fazer contato com os pais da criança por um tempo , o que , em geral, é confundido com desinteresse. Os pais talvez precisem buscar esse contato e ajudar os avós- normalmente pedindo ajuda.

Quando a mãe e o pai tem visões divergentes as soluções são: discussões abertas, paciência, acesso a livros , informações e apoio.

Os recursos familiares funcionam melhor , quando todos os membros da família compartilham das mesmas crenças, dos mesmos valores e das mesmas esperanças para a criança .

Culpa?

Um problema mais sério e menos comum é os avós insinuarem que nunca tiveram nada parecido antes em seu lado da família. Esses comentários podem ser muito dolorosos para o genro ou para a nora. Às vezes são quase uma acusação direta. Os avós agem defensivamente e tentar proteger seus filhos. Precisam ser informados sobre o que causa a síndrome de down.

Esse comentários causam danos de longo prazo em relações familiares

Uma pai ou uma mãe que escuta esses comentários deve entender que eles normalmente refletem as dificuldades dos avós de aceitar que tem um neto ou neta com down, assim como a vontade de proteger o filho ou filha.

Vale ressaltar que algumas pessoas da  geração anterior muitas vezes não foram treinadas a falar sobre seus sentimentos e ficam confusos em como apoiar.

Importante todos compreenderaem as causas da síndrome de down,para evitar julgamentos e culpados.

Conflitos nos cuidados com o bebê

O último e mais difícil problema surge quando há conflitos entre o casal em relação à decisão de cuidar do bebê. Os avós devem agir com muita cautela e analisar seus sentimentos antes de dar conselhos.

Nos primeiros dias muitos avós ficam incomodados e chocados, e seus sentimentos podem ser esquecidos à medida que se concentram na família. É importante mantê-los envolvidos e informados. Tem também uma jornada de aprendizado.

Muitas vezes sem fazer barulho os avós são o suporte oculto para os pais que se deparam com o nascimento de uma pessoa com down.

Os avós também se veem perdidos num emaranhado de sentimentos. Alguns falam sobre a tripla dor, ( por eles, pelos filhos e pelo neto)

 

Leia mais sobre a temática síndrome de down.

Os efeitos positivos para os avós

Assim como os pais, os avós também sentem os benefícios que criança com síndrome de down traz:

Aproximação familiar

Questionamento de alguns valores

Aumento da humildade e do entendimento da diversidade.

Avós  quando quiserem e tiverem oportunidades podem:

Buscar  informações e repassar para os filhos

Apoiar os netos e darem  todo suporte

Ajudar os filhos  a voltarem a rotina laboral

Animarem os filhos a voltarem para vida social

Ser o ombro amigo, colo, animo e conselheiro.

Indicar livros, associações que trabalham com o tema e passar sua experiência de vida.

Os avós tem essa graça de manterem – até onde é possível – os laços familiares. Às vezes só se percebe isso, quando eles não estão mais aqui. Mas o vivido na infância, na casa dos avós, é uma marca para o resto da vida. É evidente que nenhuma generalização é possível. Existem avós isolados em clínicas e casas de geriatria. Existem avós sem condições físicas ou psicológicas de participar da vida dos filhos e netos. Existem avós isolados e segregados. Mas para a maioria deles, escutar, compreender e ser um traço de união parece uma agradável missão. Eles não podem, nem devem, ser marginalizados das informações e da convivência com os netos . Os avós vão buscar – e entregam às nossas crianças com síndrome de down- tesouros que eles não possuem! A. Ao contrário do que alguns pais pensam, os avós podem muito.

Conte-nos sobre a importância dos avós. Deixe seu recado e comente o post.

Cadastre-se em nosso portal. Clique na imagem abaixo.

cadastre-portal-incluo

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.