Blog da Incluo



ESTÁGIOS E ANSEIOS DO MEU IRMÃO – CASAR, TER FILHOS, DIRIGIR? PEDIDO DE APOIO.

Neste vídeo conto um pouco sobre os anseios e preocupações do meu irmão Dudu do Cavaco..Falo de alguns pontos que ele sonha tais como: casamento,ter filhos ,dirigir,.Curtam.divulguem,sugiram,compartilhem.Abraços e obrigado.

Conheça nossas palestras

para jpeg palestrs

Baixe nosso eBook

Compartilhar:

Comentários (7)

  • Dagmar de Mello e Silva Reply

    Leonardo me desculpe a franqueza, mas fiquei tocada por suas questões e não resisti em comentá-las. Sou mãe de uma mulher Down de trinta anos (Rachel Canella) você deve conhecê-la é uma linda ruivinha que adora dançar e celebrar a vida. Rachel também é autoritária e dona de sua voz. Difícil argumentar com ela, pois sempre tem um contra-argumento convincente. As vezes até reconheço minhas próprias limitações em não reconhecer certas reivindicações dela. Ao te ouvir pude compreender sua angústia com relação aos anseios de seu irmão, pois não é muito diferente do que acontece com Rachel.

    Com relação à sexualidade, defendo o direito de minha filha exercê-la plenamente, mas quanto ao casamento, sabemos que esta é uma questão complexa porque eles não casam sozinhos, as famílias casam juntas… se é que você me entende. A meu ver é aí que está o problema.

    Rachel é mulher e como muitas mulheres, também manifesta o desejo de ter filhos, mas já conversamos a respeito dessa questão, pois, tive três filhos e não pretendo criar netos. Acho que é nesse sentido que devemos dialogar com nossos filhos (e no seu caso irmão) ou seja, nem tudo que sonhamos é possível. Eu também tive e tenho sonhos que tenho a clareza de que não serão alcançados devido as adversidade que a vida me impôs. Mas o fato desses sonhos não poderem ser realizados não nos impede de vivermos uma vida potente. A vida é assim… Que seria de nós sem os sonhos e as fantasias?! Mas, precisamos encarar as dificuldades de frente. Faz parte do nosso crescimento pessoal. Até porque as perdas hão de acontecer e eles precisam estar preparados para esses acontecimentos.

    Atualmente Rachel retomou um namoro antigo após uma série de outros relacionamentos que não deram certo. Procuro respeitar as escolhas dela. Tenho um bom relacionamento com essa família e se essa relação amadurecer, quem sabe não possamos promover o casamento tão sonhado por eles? Só o tempo dirá?! Porém, uma coisa é certa, e ela sabe disso; nem todas as mulheres podem ser mães e ela é uma delas.

    Quanto à direção, acho complicado em grandes cidades. Os casos que conheço são em cidades do interior, em fazendas. Se esse fosse um sonho de Rachel, eu seria sincera com ela e exporia essas dificuldades. Talvez até criasse oportunidades dela dirigir em lugares alternativos, mas só para satisfazer esse desejo e não como hábito cotidiano.

    Realmente não sei se te ajudei ou se provoquei mais frustração com minha franqueza. Mas acredito que devemos ser francos com eles e apontar alternativas onde a vida pode ser potente.

    Abraço

    01/03/2016 at 13:26
    • Leonardo Gontijo Reply

      Nossa,muitos ensinamentos.Com certeza suas vivências e pontos de vistas agregaram muito.Adora ela e obrigado por compartilhar suas experiências.Penso que assim que crescemos né?Vivendo e aprendendo.Vamos conversando.Bjos e obrigado.

      01/03/2016 at 15:06
  • Lydia Alencar Reply

    Oi, Leonardo, eu também penso muito sobre esses temas; acho que Casamento é o mais fácil de resolver, totalmente viável.
    Já a questão de dirigir é bem complicado..penso até que sim, uma pessoa com síndrome de down é perfeitamente capaz de passar nos exames e conseguir a carteira de motorista, o problema é a questão da Responsabilidade Penal…caso essa pessoa atropele alguém, como faz? vai ser imputável?
    Em relação a ter filhos, sou totalmente a favor, e fico muito triste quando vejo pais, cujas filhas são férteis, as operando e ligando as trompas para evitar uma gravidez. Isso me derruba, acho muito castrador.
    Se o Dudu, realmente, for infértil..a conversa vai ser difícil, ou não, ele pode até entender, já que tem homens que também o são e não tem SD; se ele for fértil, tem mais é que tentar e ser feliz. E aquela velha questão: “e quem vai cuidar? ” Ele cuida, a esposa cuida. Temos é que lutar POR MORADIA ASSISTIDA, igual acontece na Inglaterra!
    Eles tem todo o direito a ser independentes!!!!!!!!!

    01/03/2016 at 13:53
    • Leonardo Gontijo Reply

      Muito bacana.Obrigado pelos conselhos e temos muito que debater né?Vamos juntos nessa caminhada.Aprendendo e dando um passo de cada vez.bjos

      01/03/2016 at 15:03
  • Cristina Santos Crisfree Reply

    #BOANOITE AMIGO LEONARDO !! sou Cristina a Mãe Maravilhosa do Athos kkkkk !!
    Athos é amigo da Fernanda Honorato e acho vcs lindos !!! conheci o Dudu na quadra da Portela e com ele uma alegria infinita por estar vivendo aquelas emoções neste dia !! Athos é jovem adulto e como o Dudu, tem alguns sonhos para compor sua felicidade como cidadão !! sobre ser pai, lhe expliquei q nem todo mundo é pai, pontuando assim, primos, primas solteiras,, q nem todo mundo tb se casa , ou tem tem casa própria, carro novo etc .. … pq é importante mais q a minha fala, tornar concreto algumas ações para q ele pudesse alcançar minhas palavras !!! Leo experimentei com ele muitas coisas para o seu progresso !!! sobre o carro, conversei q ele precisaria de aprender tudo sobre lesgilação, q sua leitura, escrita e compreensão precisavam melhorar mais, pra poder passar nas provas !! mostrei-lhe a minha habilitação para futuras reflexões !! sobre casamento, embora Athos namore a Flavia por 06 anos, não tiveram a experiência sexual ainda, mas falam em casamento, colocar alianças e morarem juntos !! eu e a mãe da Flavia estamos querendo promover uma bençaõ quase matrimonial , com vestido branco, terno, taças, brindes, amigos, cerimônia !! mas casamento oficial não !!! e embora Leo a gente promova muitos recursos para suas evoluções, nós somos as Estrelas dessa jornada, e sem a mãe muita coisa é interrompida !! na realidade eles são puros e não sabem se defender sozinhos !! conquistam pq a gente está a frente levantando bandeiras e direitos !! Athos existe pq existo !!! vamos fazer esta celebração quase matrimonial e agregar outras conquistas nesse trajeto !! essas correções em suas vidas e essa correria incensante por seus progressos, devem lhe causar tristezas, quando só querem ser o q precisam ser, para existir !!! #conheci vc no desfile da Embaixadores, passando correndo na Sapucaí, mas vcs são admiráveis !!! meu filho Athos é monitor de evento da Apabb Rj, modelo fotográfico da Casting Model Brasil e Atleta Líder das Olimpíadas Especias !! Athos não tem vaidade sobre sua posição na sociedade, entende suas conquistas de outra forma, mas é extremamente Feliz diante de Deus e da vida !!
    Boa Noite !! Cris

    01/03/2016 at 22:38
    • Leonardo Gontijo Reply

      Cristina tudo bem?Muito obrigado pelos comentários e dicas.Muito lindo seu depoimento.Iremos praticar aqui.Vamos juntos,trocando experiências.bjos

      02/03/2016 at 08:11
  • Thais Gomes costa Reply

    Esse tema é muito interesante fala sobre ter filhos e muito bom mais tem dificuldades mais a gente tende e trabalhosa e mais importa que a gente tem amor esse amor não se acaba tão fácil isso vem da gente ser portadores de simdrome de down isso é maracilhoso que agente mais quer ser feliz é criar cuidar amar pra ser feliz Adirecao e não é fácil tem trânsito tem violência mais nos tem direito sim de aprender nos tem curiosidade de aprender e conseguir vencer mais essa vitória Casamento e sonho de todo só qier uma felicidade sem tamanho o amor não se compra o amor tem no coração realmente queixada quer casa mais pai e mãe que eles mais quer proteger não que vê os filhos sofrendo mais agente somo felizes do nossos sonhos e desejos que você consiga que seu irmão consiga vencer essa natalha é correr atrás da felicidade muito obrigada pela atenção abraco Thaís Gomes Costa

    03/03/2016 at 23:28

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.