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Alfabetização de crianças com down: 5 dicas e possibilidades.

Vontade de aprender e potencial não faltam para as crianças com down. Um momento importante na vida escolar se refere à alfabetização, que vai inserir esse aluno no mundo da leitura e escrita.

A grande dúvida de pais e educadores é: como alfabetizar as crianças com down? O que precisa ser adaptado? Qual o apoio que a criança deve receber? Abaixo, listamos 5 dicas e possibilidades que vão facilitar todo esse processo e despertar o interesse das crianças para o universo das palavras:

1. Utilize texturas, formas e desenhos

Valorize o aprendizado visual e sensorial para alfabetizar a criança com down. Utilize letras feitas de massinha, letras recortadas de lixa, letras fofinhas feitas de feltro ou recortes de letras de revistas, por exemplo. Outras dicas são:

  • cole cartazes coloridos com as letras (maiúscula e minúscula) na parede;
  • ajude a criança a escrever as letras em uma cartolina utilizando tinta na ponta do dedo ou carimbo de letras;
  • pegue uma bandeja de tamanho médio, coloque areia e incentive a criança a escrever as letras com o dedo espalhando a areia.

2. Auxilie na coordenação motora

Para facilitar o ensino da escrita, o educador pode utilizar materiais que facilitam a coordenação motora, sendo mais fáceis para a criança segurar, tais como: lápis triangulares, canetas mais grossas e borrachas triangulares próprias para encaixar nos lápis.

O professor pode guiar a criança com down no movimento do lápis no papel, colocando sua mão sobre a dela, e, aos poucos, deixando-a que realize a atividade sozinha. Além disso, utilize tracejados para que ela possa fazer as letras por cima.

Lousa branca que utiliza pincéis atômicos pode ser um suporte pedagógico importante para a criança começar a escrever. O pincel desliza facilmente nessa superfície, não exigindo muita força.

3.Trabalhe com livros coloridos, músicas e jogos

As crianças com down são muito visuais, portanto, utilize isso ao seu favor como pai e professor. Então:

  • mostre livros com muitos desenhos coloridos e leia a história, apontando cada palavra para que ela acompanhe;
  • valorize também o som de cada sílaba, realizando atividades com músicas e com poemas que tenham rimas;
  • jogos da memória com cartas de desenho e palavra correspondente, bingo de palavras e até dominó com ilustrações vão auxiliar na alfabetização.

4. Integre escola, família e terapeutas

Para que o processo de alfabetização tenha êxito, é necessário que a escola, pais e terapeutas (psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo) “falem a mesma língua”. Isso quer dizer que as atividades trabalhadas na escola podem ser reforçadas em outros momentos.

5. Trabalhe no ritmo das crianças com down

É importante que o educador conheça muito bem seu aluno com down para saber trabalhar no ritmo dele. Nesse contexto, deve-se levar em conta as habilidades, o repertório e experiências da criança ao propor as atividades.

Métodos

Já existem vários métodos que auxiliam no processo de alfabetização das pessoas com síndrome de down. Temos o método dos Dedinhos, sons e gestos que alfabetizam. Você já utilizou algum método? Conte sua experiência.

Leia mais informações sobre a síndrome de down no link .

Comemore junto

Não se esqueça de que é preciso ficar de olho em cada reação da criança à atividade proposta (comportamentos, demonstrações afetivas) para comemorar cada acerto. Isso motivará sua progressão na aprendizagem!

Como foi mostrado acima, a alfabetização deve ser planejada para que as crianças com down participem de forma prazerosa de todo o processo. Sempre que possível, a escola deve propor atividades em grupo para incentivar a integração com os colegas.

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Gostou do nosso artigo? Conte-nos sua experiência ou dúvidas em relação ao aprendizado da criança com down deixando um comentário no post!

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Comentários (2)

  • Marta Maria Gonçalves de Oliveira Reply

    Amei??!!Sons e Gestos com muita eficiência,contribui na inclusão dos nossos lindos com Síndrome de Dowl!!

    04/05/2017 at 23:30
  • Liliane Schwartzman Reply

    Alfabetizo crianças com SD desde os anos 90. Já alfabetizei dezenas , algumas ja adultas e formadas na faculdade. As pistas multimodais ( gestos visuais, pistas semanticas, proprioceptivas e cinestesicas) sempre ajudaram muito nesse processo, mas sozinhas nao sao suficientes, Há que se ter um forte conhecimento dos processos neuropsicológicos que envolvem o processo de leitura e de escrita para que se possa trabalhar com estrategias compensatórias das dificuldades enfrentadas por essas criancas. Hoje em dia, nossas crianças tem se alfabetizado muito cedo, por volta de 6 a 8 anos e, a partir daí, estamos trabalhando intensamente com interpretação e produção de texto.
    Segue video de crianca com SD comecando a ler aos 5a e 4 m em nossa clinica.

    https://www.facebook.com/1059696940750342/posts/1831756426877719/

    26/10/2018 at 22:44

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