Blog da Incluo



Conheça jogos divertidos para crianças com Síndrome de Down

Jogos para crianças com Síndrome de Down são estratégias pedagógicas que facilitam o processo de aprendizagem e melhoram o ambiente familiar. Todavia, eles devem ser introduzidos com parcimônia e considerando a idade da criança e seu desenvolvimento mental.

Atualmente é possível diversificar os jogos para as crianças com down alterando entre os recursos tecnológicos e as brincadeiras ao ar livre. Em todas elas é possível exercitar as capacidades mentais e desfrutar de bons momentos entre amigos e família.

Quer conhecer mais sobre jogos para crianças com Síndrome de Down? Então, acompanhe nosso post de hoje e siga nossas dicas!

Games virtuais para crianças com Down

Os jogos virtuais e aplicativos voltados para o público Down foram desenvolvidos com base nas particularidades do desenvolvimento das pessoas com down. Esses games estimulam a coordenação motora fina, auxiliam no processamento de informações e fazem conexões associativas da aprendizagem.

Essa é uma estrategia condizente com o mundo tecnológico que vivemos em que os recursos podem ser aplicados para diferentes situações clínicas e estudos prévios.

Um dos exemplos de grande repercussão é o  PlayDown , uma plataforma inovadora e gratuita com 10 jogos e níveis diferentes de dificuldades que ajudam na memorização, raciocínio lógico, autodomínio, proatividade dentre outras performances trabalhadas.

Para o desenvolvimento dessas ferramentas os pesquisadores fizeram uma imersão no mundo  das crianças com Down e consultaram entidades representativas desse meio. Além disso, os jogos foram testados e aprovados por crianças de todas as faixas etárias.

Brincadeiras lúdicas para crianças com Down

Brincadeira lúdica é uma ótima ferramenta mental para crianças de todas as idades. Isso porque estimula a imaginação, autonomia , promove interação com outras crianças e desafia suas competências mentais a fazer novas descobertas.

As brincadeiras ao ar livre são sempre recomendadas. Pique-pega, esconde-esconde, corre-cotia, queimadas e outros que ajudam nos movimentos e fortalecimento muscular são excelentes escolhas. Também é importante estimular a bicicleta, patinete e outros veículos infantis, e sempre utilizar equipamentos de proteção.

As brincadeiras lúdicas envolvem caixas de fantasia, surpresas e televisão inventada. A primeira é feita com objetos, roupas, calçados e artigos recicláveis e começa com a formulação de uma história. Em seguida os adultos devem inserir os objetos na história conforme eles são sorteados.

A caixa de surpresa pode ser de um sapato. Em cada momento se coloca um objeto para a criança com os olhos vendados para adivinhá-lo conforme a forma, textura e sons. A televisão inventada é construída com caixas de papelão, rolos de papel alumínio e desenhos feitos pelas crianças.

Jogos para crianças com Síndrome de Down devem funcionar com uma ferramenta complementar na educação dos filhos. Além das brincadeiras lúdicas e ao ar livre, atualmente já é possível acessar games virtuais que atendem a essa demanda. Em todos eles é possível interagir juntamente com as crianças para que essa estratégia fique divertida também para os adultos.

O processo de aprendizagem das crianças com Down é um pouco diferente, mas também envolve amor, atenção, paciência e muitos estímulos. Por isso, é importante identificar os desejos dessas crianças e desafiá-las sem exageros.

E você, conhece mais algum jogo interessante para crianças com Down? Ainda precisa de mais conhecimentos sobre assuntos do mundo das pessoas com  Down? Então assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!

Compartilhar:

Comentários (2)

  • José Mota Reply

    Como acessar esta plataforma PlayDown?

    07/06/2017 at 21:44
    • Leonardo Gontijo Reply

      Tudo bem? Tem que baixar o aplicativo,ok? Abraços

      13/08/2017 at 22:48

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.