Como alfabetizar crianças com síndrome de Down?
Uma das questões para os pais de crianças com síndrome de Down é: como alfabetizá-las? Se o processo de aprendizagem já é diferente para cada pessoa, é ainda mais singular para quem tem Down.
Em primeiro lugar, é sempre importante respeitar as diferenças individuais e ter em mente que, muitas vezes, crianças com Down apresentam algumas dificuldades que tornam o processo de alfabetização mais lento. Em todo modo, é válido ressaltar que, apesar das dificuldades, crianças com Down podem aprender a ler.
Veja no post de hoje algumas dicas de como lidar com a alfabetização, seja você pai ou profissional educador. Acompanhe!
Dificuldades de crianças com síndrome de Down
Segundo o Movimento Down, pessoas com Down podem ter problemas com audição, habilidades de memória e resolução de problemas. Todas essas habilidades são importantes para aprender a ler e escrever.
Além disso, em geral, as crianças aprendem a ler palavras inteiras, relacionando a imagem da palavra escrita com seu correspondente visual. Por exemplo: relacionando a palavra “maçã” com o desenho de uma maçã.
Em seguida, elas aprendem o som correspondente a cada letra e sílaba e a partir daí compreendem como decodificar as palavras escritas. Esse processo pode ser diferente para as crianças com Down. Elas lidam bem com questões visuais, mas podem ter problemas para chegar na etapa alfabética.
Outras habilidades são importantes para o processo pedagógico, e as crianças Down podem ter limitações nessas competências. Entre elas estão:
- noção de imagem corporal;
- coordenação motora;
- atenção;
- orientação espacial e temporal.
É importante conhecer cada aluno e saber em que ponto ele se encontra em relação a essas questões.
Aprendizado
O aprendizado acontece quando há um ambiente favorável para isso, ou seja, quando ele desperta o interesse e é prazeroso. Portanto:
- é essencial que o processo seja lúdico, incluindo jogos, músicas e outras atividades divertidas no processo;
- é importante apresentar novas informações de forma bem gradual, para favorecer a memorização;
- a dificuldade de abstração é comum nas crianças com Down, por isso é importante trabalhar com objetos concretos, que possam ser manuseados.
Na escola e em casa
Em sala de aula, é interessante fazer atividades em grupo para estimular a cooperação entre os alunos e a interação social da criança. Se a turma for copiar um texto do quadro, a professora pode dar uma versão mais curta, em uma folha separada, para ser copiada pelo aluno com Down.
Também é importante a interação da escola com a família, para que atuem de forma complementar.
Atividades
O objetivo das atividades realizadas pode ser um dos seguintes:
- copiar;
- sublinhar ou circular a resposta correta;
- completar os espaços em branco;
- escrever dentro de balões e caixas no papel, para que a criança use letras de determinado tamanho;
- articular corretamente os fonemas, ou seja, falar corretamente;
- estimular o uso de habilidades manuais e postura corporal;
- incentivar a utilização de conceitos temporais e espaciais como: atrás, na frente, direita, esquerda, em cima, embaixo ou ontem, hoje, amanhã, no fim de semana;
- identificar símbolos gráficos como letras, sílabas;
- organizar sequências da esquerda para a direita;
- organizar ideias em sequências lógicas — isso pode ser feito com cartões com imagens.
É importante adaptar as atividades de leitura/escrita ao contexto da criança. Por exemplo, se ela gosta de cães, usar a palavra “cão”.
Sempre evite situações que possam ser traumáticas, pois é preciso ter paciência e aceitar que o processo não vai acontecer no seu tempo, mas no da criança.
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Diversificação
Não use apenas lápis e papel, mas também:
- computador ou tablet;
- quadros e painéis;
- diferentes tipos de lápis;
- use papéis com linhas ou quadriculado.
Por meio dessas pequenas ações, diariamente, é possível encontrar o ponto certo para a alfabetização de crianças com síndrome de Down.
Se você tem dúvidas sobre como alfabetizar crianças com Down ou tem experiência nesse assunto, deixe um comentário neste post. Trocar ideias sempre é importante para aprender e desenvolver novas formas de educar!
Comentários (50)
Desenvolvi uma estratégia multissensorial denominada Sons e Gestos que alfabetizam para facilitar o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem e juntamente com um grupo de profissionais damos formação para profissionais de Educação, Saúde e pais sobre esta estratégia. Iniciamos com alunos com Síndrome de Down e atualmente utilizamos esta estratégia com alunos com Dislexia, autismo, deficiência auditiva e outras síndromes como de Williams, X-Fragil e também com alunos sem dificuldade de aprendizagem os quais se encontram no processo de aquisição da leitura e escrita. Essa estratégia é composta por estimulações multissensoriais: auditivas, visuais, táteis, cinestésicas e gráficas.
07/09/2016 at 22:54Muito bom. Te passei no email para dividirmos com todos este aprendizado. Muito obrigado. Abraços
08/09/2016 at 09:20Olá Adriana tenho interesse em conhecer esse projeto multisensorial.tenho uma filha com síndrome de down de 5 anos.Obrigada
08/09/2016 at 11:53Adriana, boa tarde!
Gostaria de conhecer seu trabalho.
03/06/2017 at 17:01Boa noite. Estou trabalhando com um aluno com Down.vc pode me passar esse projeto? [email protected]
17/05/2018 at 23:49Olá Adriana, tenho uma sala da Eja com alguns alunos com síndrome de down . Interessei pelo seu projeto pois tenho dificuldade na alfabetização deles, gostaria de ideias de como trabalhar com eles e etc…poderia me enviar por email? Obrigada [email protected]
02/07/2018 at 18:20Boa tarde ! Gostaria de conhecer esse processo de alfabetização para pessoas com Down. Tenho um filho com 12,anos,com Down. Sou professora e tento de alguma forma estimula-lo e ir ampliando seu vocabulário. Agradeço a atenção.
08/09/2016 at 14:27Olá Adriana me interessei pelo seu projeto, gostaria muito de conhecer . Tenho uma menina de 3a. com SD. obg
08/09/2016 at 15:11Adriana, sou Lucimara, tenho a Clara de 5 anos SD, tenho muito interesse no seu projeto.
08/09/2016 at 17:24Oi Adriana! Tenho interesse em conhecer seu projeto. Meu nome é Andrea sou pedagoga e psicopedagoga moro em Niteroi RJ
08/09/2016 at 19:01Olá Adriana!!Gostaria de saber um pouco mais sobre seu método.
08/09/2016 at 19:08Tenho uma filha de 5 anos que está começando o processo de alfabetização.
Grata
Monika Monteiro
Também tenho interesse em conhecer este método.
08/09/2016 at 19:35Tenho uma criança com SD e esse processo descrito acima esta sendo aplicado na fono, na escola e no Kumon. Está sendo muito bom pra ela. Já estamos vendo resultados. Obrigado por divulgar coisas boas para nossos pequenos.
08/09/2016 at 19:42Paulo, tudo bem? Conte mais sobre sua vivência. Vai ser muito útil para outras famílias. abraços
09/09/2016 at 12:52Gostaria de conhecer teu projeto ADRIANA…TENHO uma filha Down c 7 anos..e tem MTA falta de atenção e interesse nos estudos..faz natação… Equoterapia… Fono.. P ver se ajuda… Mas nada de melhorar… Meu email…[email protected]…Se puder me ajudar ficarei mto grata.
08/09/2016 at 20:48O ideal é apresentar as letras maiúsculas na escrita de uma palavra?
08/09/2016 at 21:47Depende do método. Eu prefiro assim. abraços
09/09/2016 at 12:59Oi Adriana, gostaria de saber mais sobre este método multissensorial tenho ums filha com síndrome de Down 2 anos estou querendo começar alguma estimulação para ir preparando para alfabetização. Obrigado.
09/09/2016 at 10:03Minha filha tem 21 anos sabe ler e escrever um pouco , até o inicio do ano ela tinha uma pessoa que dava apoio pra ela na escola, só que afora essa pessoa saiu. Minha filha está perdida em sala de aula, não tem atendimento na sala de itinerante, a escola tem muuuito alunos em sala ai piora a situação dela. Já falei com a direção, na sala de itinerante não deu em nada. Eles não estão nem aí para resolver essa situação. Ela tenta copiar mais só fica nisso.nao sei mais o que faze
09/09/2016 at 19:10Ola Adriana! Tenho um filho com sete anos SD e gostaria de conhecer este método.
09/09/2016 at 19:12Olha o vídeo que a Adriana mandou: https://www.youtube.com/watch?v=cTkQivEsEnQ abraços e vamos organizar uma oficina.
09/09/2016 at 19:18Bom dia,tenho uma menina com SD, ela tem 7 anos, faz Kumon, equoterapia , vai a escola mais ta dificil sua concentração nos estudos, estou com dificuldade email [email protected]
10/09/2016 at 11:29Olá Adriana, tenho um netinho de 6 anos com SD, gostaria de conhecer seu trabalho! Obrigada
11/09/2016 at 21:03Olá .tenho enteresse em sobre esse projeto pois tenho um filho com Sd de 7 anos ele estuda mas ate agora não aprendeu nada ele faz acompanhamento fono .terapia ocupacional .
11/09/2016 at 22:04Com o intuito de colaborar com o post, gostaria de esclarecer que o uso de sinais manuais visuais, acompanhando cada fonema eh algo já bem antigo e realmente, dá ótimos resultados! Eu mesma os uso há 20 anos mais ou menos! No entanto, o processo de alfabetização de crianças com SD envolve um programa muito maior do que isso! A ciência, já elencou várias habilidades,que são preditoras de bons leitores. O fato dessas habilidades não serem bem estimuladas, junto à criança, levam ao risco de se perder o que chamamos de “janelas maturacionais”, que são o ” tempo ótimo” do cérebro para desenvolvermos essas tais necessárias habilidades. Enfim, queria ressaltar que o programa de alfabetização de crianças com SD eh bem mais complexo e completo que apenas esses gestos. Me coloco à sua disposição, caso deseje aprofundar mais o tema. Abs. Liliane Schwartzman -Fonoaudióloga Clínica NUTRE SP
11/09/2016 at 22:42Liliane, tudo bem? Muito boa suas colocações. A ideia é apenas levantar o debate. Teria como fazer um texto ou vídeo explicando sobre o assunto para os interessados. Tenho certeza que será de grande valia e ajudará muitas famílias e profissionais. Parabéns pelo trabalho. Abraços e obrigado
12/09/2016 at 08:55Bom dia Leonardo! Basicamente, o processo de alfabetização, começa com uma boa oralidade. Há que se investir MUITO na consciência de todos os fonemas da língua, na praxia e na fluência da fala, no tamanho do vocabulário e nas regras gramaticais da língua falada. A consciência fonológica em todos os seus níveis ( palavras, sílabas, rimas e aliterações) também deve ser amplamente treinada. Por fim, a escolha do método fônico com pistas multisensoriais eh a única forma de alfabetizá-los. Demora mais, as atividades devem ser controladas passo a passo, no seu grau de dificuldade, mas eh possível!!
12/09/2016 at 13:03Depois que a criança eh capaz de codificar e decodificar a fala em escrita e vice-versa, há um outro planejamento para que se desenvolva a compreensão leitora! Eh isso aí! Ufa!Boa sorte à todos! Vou tentar postar alguns vídeos! Abs!
Adriana, gostei do seu projeto e gostaria de mas detalhes. Tenho um filha com down de oito anos, estamos conseguindo alfabetiza-lá com o método Casinha feliz. Deu muito certo, fiz até um curso, pois sou professora tbm. Meu email é [email protected]. br. Abraços.
11/09/2016 at 23:53Oi eu tenho um filho com síndrome de Dawn ele está com 11anos está com mt dificuldades de aprendizagem ,gostaria de uma orientação
12/09/2016 at 07:40Quero muito aprende pois meu filho e down te m 13 anos e começou a ser alfabetizado quero muito ajuda ele
13/09/2016 at 23:13Ola Adriana gostaria de conhecer esse método
14/09/2016 at 02:51olá boa tarde p todos, meu nome é roberto e tenho um linda filha com sindrome de down, estou com dificuldades no desenvolvimento dela na escola, ela tem 10 anos e ainda não aprendeu a ler gostaria de saber de alguma estratégia de alfabetização para poder se utilizado com ela em casa.
02/11/2016 at 12:18Olá, obrigado. Viu que lançamos um eBook sobre o tema. Iremos publicar mais conteúdo sobre o assunto. abraços e obrigado.
10/11/2016 at 09:28Olá sou professora e tenho um aluninho de 5 anos com SD, ainda é novidade pra mim e preciso de uma ajuda para desenvolver sua concentração e socialização com os amigos. Obrigada.
07/02/2017 at 19:21Maravilha. Leu o ebook sobre alfabetização? COnte conosco. abraços
17/02/2017 at 07:35Obrigado. Lançamos post sobre o tema no portal. Abraços
03/03/2017 at 13:53sou professora de um aluno down , gostaria de mais detalhes , obrigada
28/03/2017 at 13:32Oi Adriana!
19/04/2017 at 15:43Tenho um filho de seis anos com SD, frequentando a escola regular
e gostaria de conhecer teu projeto para poder ajudá-lo em casa também.
Tudo bem? Te mandamos um email. Vai lá no instituto Mano Down. http://www.manodown.com.br abraços
10/05/2017 at 20:27Sou mãe de uma menina down com 12anos e gostaria de saber sobre alfabetização
28/04/2017 at 09:57Boa noite Adriana! Gostei muito do seu projeto. Tenho um menino de 5 anos com SD. Gostaria muito de conhecer mais desse projeto e sei que vai me ajudar bastante.
28/04/2017 at 20:48[email protected]
Desde já agradeço!
Olá! Vocês já viram o livro da Maria Troncoso? Ele está disponível no site http://www.down21materialdidactico.org/librolectura/libro/index.html, na versão em espanhol (a autora cedeu os direitos, o governo espanhol e a associação Down 21 disponibilizaram gratuitamente no site). Tenho usado as atividades sugeridas com três alunos e tem sido bom.
29/04/2017 at 18:27Boa noite. Muito bom este material né? Seria bom se tivessemos em português também. Estamos tentando um tradutor. Obrigado.
10/05/2017 at 20:26Para alfabetizar as crianças com sindrome de Down, devemos priorizar as letras de caixa alta e nao ficar focadas nas cursivas.
13/05/2017 at 07:29Minha filha Eduarda foi estimulado desde o nascimento e alfabetizada em escola regular.
30/05/2017 at 23:34Já no primeiro ano ela conseguiu atingir todos os objetivos.
O vídeo abaixo mostra uma leitura dela e outras podem ser vistas no YouTube.
https://youtu.be/JL-5GxGfj78
Gostaria muito de aprender essas experiências. .vai me ajudar muito .
14/02/2018 at 21:31Adorei ter vivido essa experiência e ter tido a oportunidade de ler alguns comentários bem interessantes.
14/02/2018 at 21:43Boa Tarde!
18/02/2018 at 14:43Sou professora, estou trabalhando com um aluno com síndrome de down e gostaria de conhecer seu trabalho!
Olá, fui chamada para mediar um menino de 5 anos com síndrome de Down, porém nunca o fiz… lido na escola onde trabalho com um outro menino com Down, e vejo que não será facil, mas não custa tentar, preciso de estratégias mais específicas para a alfabetização…
14/06/2018 at 12:02meu email ([email protected])
Boa tarde, gostaria de ideias para trabalhar com uma criança de 6 anos com sidrome de dawn. Sou professora.
09/07/2018 at 14:48