Blog da Incluo



Aprender idiomas: é possível para pessoas com Down

No Brasil, estima-se que existam em torno de 320 mil pessoas com Síndrome de Down. Apesar de haver muitas informações sobre o tema na internet, livros e notícias explicitando o assunto, as pessoas com Down, ainda enfrentam preconceitos. Ainda em âmbito escolar, resta, entre tantas outras, a dúvida se é aconselhável a pessoas com down aprender idiomas.

No post de hoje, separamos informações necessárias para acabar com as suas dúvidas relacionadas ao aprendizado das pessoas com esta condição genética. Acompanhe!

O que é a Síndrome de Down?

Uma criança herda, de seus pais, 46 cromossomos na constituição do seu DNA, sendo 23 do pai e 23 da mãe. Uma criança que nasce com Síndrome de Down apresenta um cromossomo a mais em todas suas células.

Essa ocorrência genética, ocorre no processo de meiose, ou seja, na divisão celular. Denominado de trissomia do cromossomo 21, que normalmente aparece em par, nesse caso, apresenta um trio de cromossomos.

Quais dificuldades as pessoas com Down enfrentam?

Existem dificuldades em relação à alimentação já que, crianças com Down tendem a oscilar bastante o peso. Outro ponto sensível é relacionado a problemas cardíacos, os quais exigem um acompanhamento especializado.

Além disso, é importante priorizar a questão do aprendizado. Pessoas com Down têm um desenvolvimento intelectual com necessidades específicas que precisam ser respeitadas. Ações para minimizar os efeitos congênitos como medidas de inclusão social são extremamente necessárias para o crescimento saudável da criança.

Porém, a maior dificuldade enfrentada ainda é o preconceito, não só por amigos ou desconhecidos, mas também, pelos próprios pais. A falta de informação e direcionamento, sobre o assunto, é que acaba levando a esses prejulgamentos.

É possível uma pessoa com Down aprender idiomas?

Toda criança possui uma imensa vontade de aprender coisas novas! E, por que isso seria diferente para as crianças com síndrome de Down? Elas possuem um grande potencial que, muitas vezes, é ignorado por boa parte da população.

Porém, é fundamental analisar cada caso, em sua especificidade. Cada pessoa é única e isso precisa ser considerado ao realizar avaliações referentes ao desenvolvimento, comportamento e parte sensorial das pessoas com Down.

Como pode ser feito esse ensino?

Vários são os recursos que um profissional de educação pode realizar para o aprendizado de outros idiomas de uma pessoa com Down. Algumas dicas são essenciais como:

  • procurar usar uma linguagem  que seja familiar ao aluno;
  • estimular a criança a falar o idioma de forma gradativa;
  • conferir, se foi bem assimilado, o que foi ensinado;
  • dar o tempo que o aluno precisa, para obter a compreensão da aula;
  • usar livros, músicas e jogos para estimular diversos campos sensoriais desse aluno;
  • Usar sempre a cooperação entre os alunos
  • Repetir
  • sempre estabelecer um contato visual;
  • a grande chave para a educação de pessoas com Down é carinho e atenção.

O desenvolvimento de uma pessoa com ou sem Down passa por todo um processo, desde a infância até a idade adulta. O que os pais devem ter em mente é que, caso haja alguma dificuldade maior para apreensão da segunda língua, na adolescência ela se tornará mais fácil. Após a língua materna ter sido apropriada, a segunda língua se torna mais natural.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pessoas com Down e como é possível que elas aprendam um novo idioma, compartilhe esse post em suas redes sociais, para que outros pais absorvam o mesmo conhecimento. Uma sociedade esclarecida é muito melhor.

 

Cadastre-se no portal incluo e venha se conectar. Clique na imagem abaixo.

 

cadastre-portal-incluo

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.