Blog da Incluo



Afinal, existem profissões para pessoas com Síndrome de Down?

A importância que nossa sociedade dá ao trabalho é muito grande: o trabalho é a forma como a pessoa está inserida na sociedade, gerando valor, criando uma identidade com a qual ela se identifica. Você é aquilo que você faz. Mas quais são as profissões para pessoas com Síndrome de Down?

A escolha da profissão é um tema que gera angústia, em geral. Sempre é difícil para uma pessoa que sequer completou 20 anos ser capaz de vislumbrar um futuro profissional com segurança. Afinal, são poucos os que tem certeza, aos 17 anos, do que querem fazer nas próximas décadas.

É preciso ter em mente que pessoas com Down podem, sim, ter uma carreira e serem bem sucedidos. Confira dicas, exemplos de profissões e relatos a seguir:

Tenha em mente as diferenças de desenvolvimento

Pessoas com Down desenvolvem-se de maneira mais lenta e possuem um QI menor ( existem excecões). É preciso levar esse fato em consideração quando se trata de pensar a carreira de uma pessoa com Down. É possível que ela leve mais tempo para concluir sua formação e comece a trabalhar um pouco depois do que seria o padrão, mas isso não quer dizer, de forma alguma, que ela nunca vai trabalhar.

Explore os pontos fortes do Down

Existem muitos relatos de pessoas com Down e seus familiares sobre a questão profissional. Neste fórum de perguntas, por exemplo, o pai de uma pessoa com Down relata sua experiência: seu filho estudou hotelaria e atualmente trabalha num hotel 5 estrelas. Um dos pontos fortes desse rapaz, segundo o relato do pai, é que ele explorou a sua sociabilidade, que é naturalmente um atributo de algumas pessoas com Down.

A sociabilidade é um fator importantíssimo para muitas carreiras, o que caracteriza uma vantagem para algumas pessoas com  Down. É sempre importante explorar os pontos fortes da personalidade da pessoa quando pensamos em uma escolha profissional, o mesmo vale para as pessoas com síndrome de down.

Nosso conteúdo exclusivo “Guia sobre o mercado de trabalho para pessoas Síndrome de Down” foi lançado para facilitar o processo de escolha da profissão, desde a infância, incentivando o desenvolvimento da autonomia e a descoberta das habilidades individuais. Baixe-o gratuitamente, clicando na imagem e boa leitura.

ebook síndrome de down mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um desafio para todos

Encontrar e manter um trabalho é uma das tarefas mais complexas que qualquer pessoa vai enfrentar ao longo da vida. Envolve competências diversas e seria um engano pensar que quem tem Down não tem um desafio extra: o preconceito e a baixa empregabilidade.

Estatísticas mostram que o índice de desemprego entre quem tem Down é grande e que eles são frequentemente empregados em ramos que subestimam suas capacidades, como os setores de alimentação, paisagismo, limpeza e entregas.

Crie um plano de carreira e Identifique as habilidades

A empregabilidade de uma pessoa com Down aumenta conforme seja estabelecido um plano de carreira para ela. Falamos acima no exemplo do pai cujo filho estudou hotelaria: ele não teria conseguido emprego num hotel 5 estrelas se não fosse uma pessoa qualificada.

Para evitar o subemprego e almejar cargos e profissões gratificantes, a pessoa com Down precisa tem um plano de carreira que lhe qualifique em uma área específica e aumente o interesse das empresas em lhe empregar.

Identificar as habilidades da pessoas e incentivar o aprimoramento daquela competência é muito importante para auto estima e desenvolvimento pessoal.

As empresas podem contratar pessoas com qualquer síndrome, desde que qualificadas para trabalhar em determinada área, estão aptas a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Há relatos de pessoas com Down que realizam trabalhos administrativos e atuam na rede bancária, por exemplo, assim como há músicosmodelos com Down. As possibilidades dependem das aptidões de cada um.

E você, conhece pessoas com Down que exercem outras profissões? Faça seu relato sobre profissões para quem tem Síndrome de Down nos comentários do post. Faça também seu cadastro na plataforma Incluo e acompanhe as vagas em empresas que querem contratar pessoas com Down.

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.