O QUE OS ALUNOS PODERIAM TER APRENDIDO NO CASO RICARDO?
Hoje participamos de um evento e uma mãe nos contou a seguinte passagem:
“Leonardo, a sociedade é projetada para os fisicamente aptos.”
Semana passada meu filho Ricardo iria participar de sua primeira excursão, estava todo feliz e empolgado ( pasmem mais mesmo com a Lei Brasileira de Inclusão, algumas escolas ainda negam a receber alunos com deficiência) , porém ao chegar no local que o ônibus estava, tivemos uma desagradável surpresa, pois elel a não pode participar da excursão por falta de acessibilidade no ônibus.
Diante disso segue algumas reflexões:
Não basta apenas convidar e fazer o aluno participar. Precisamos identificar todas as barreiras e permitir a efetiva participação.
Não reparar pode significar não considerar a pessoa em sua realidade, possibilidades, limites na hora de propor uma atividade, de oferecer oportunidade, de planejar alguma coisa para si e para todos.
O que os colegas do Ricardo aprenderam:
1- O mundo é feito para nós, não para os outros
2- As pessoas com deficiência podem estar conosco,mas não precisamos estar com elas.
3-Não temos nada em comum com o nosso colega
4- Pessoas com deficiência causam problemas e atrasam nossa excursão
5-Realmente não da para as pessoas com deficiência conviverem conosco.
6-Não temos nada para aprender com as pessoas com deficiência
7-Não sabemos porque as pessoas com deficiência tem de estar em nossa turma
8-Pessoas com deficiência fazem com que nos sintamos desconfortáveis
9-Não existe solução para as pessoas com deficiência
A pergunta a ser feita é: O que posso fazer para incluir todos os alunos? A questão não é sobre se devemos praticar a inclusão , mas sobre como fazê-la adequadamente.
Fica a reflexão: O que os colegas de Ricardo poderiam ter aprendido?
Conheça nossas palestras sobre o assunto.Clique na imagem abaixo.
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