Blog da Incluo



DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE JÉRÔME LEJEUNE: DESCOBRIDOR DA SÍNDROME DE DOWN

JERONE

Cada pessoa precisa de uma vocação, uma desculpa, uma causa se prefere ser feliz. Jérôme Lejeune já encontrou a dele na medicina, quando, em 1952, ele terminou a corrida, entrou no hospital Trousseau como assistente do Dr. Raymond Turpin. Mas foi o contato com as crianças “mongolóides”, como eram chamados antes, o que realmente mudou a sua vida. Essas práticas devem processar finalmente materializar nesta causa edificante.

Aqui terminou a carreira desse médico que afirmava ser (talvez influenciado pela leitura de The Country Doctor, Balzac) para se tornar o famoso geneticista que, em 1958, formulou cientificamente o que motiva a síndrome de Down: a existência de um par de cromossomos 21 extra, que era então completamente desconhecido.

A Fundação Jérôme localizada na Espanha, promoveu um documentário que qualquer pessoa interessada em deficiência deve ver: Jérôme Lejeune. No menor dos meus (François Lespes, 2015). A narrativa traça a vida do grande geneticista e analisa o tempo que ele decidiu estacionar a sua promoção pessoal (que poderia ter sido Prémio Nobel) para defender a luta contra o aborto. Ele tinha feito o juramento de Hipócrates para tentar curar o paciente, um homem Católic0 (herança familiar e convicções), viu como os avanços na genética serviu, em última instância, por algo que ia contra os seus princípios: a interrupção inúmeras gestações voluntárias.

Lejeune descobriu trissomia 21 e algo tão importante como muitas famílias já sabem: que uma criança com síndrome de Down não é um fardo, mas uma fonte inesgotável de satisfação.

 

 

Conheça e cadastre-se no portal incluo. Clique na imagem abaixo.

ccca incl

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.