DICA DE LIVRO : MALACABADO DE JAIRO MARQUES
Vale muito a leitura do livro Malacabado escrito pelo Jornalista Jairo Marques.
Conheça mais o trabalho dele
Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de deficientes e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.
Assumir-se “malacabado” é, ao mesmo tempo, consequência do cansaço diante de uma sociedade que cobra perfeição em seus mais diversos setores e um chamamento à realidade; existirá alguém que possa dizer-se inteiramente acabado, feito por completo, perfeito? Quem representaria o modelo de serumano irretocável em caráter, em contentamento de alma, em formas e belezas?
http://assimcomovoce.blogfolha.uol.com.br/
Abaixo compartilho algumas passagens marcantes que anotei do livro
A incapacidade de as pessoas, em geral, entenderem que cada um funciona à sua maneira e desenvolve sua realidade a partir do que tem , e não do que não tem…
Até hoje , pessoas com deficiência são interpretadas como seres aos quais falta algo.
Eu comecei a dar valor aquilo que me restara ter e não aquilo que me faltava.
Assumir-se “aleijado”é deixar de ter pena de sim mesmo e não mais aceitar ser visto nem como o “coitado” dependente nem como herói, por simplesmente ter um condição diferente da dos outros. É encarar de maneira mais firme e menos constrangida ou magoada as pernas secas , o tronco desajeitado e os poucos movimentos indóceis. Entender, enfim, que você é mais do que uma figura fora de padrão.
As pessoas não são suas diferenças nem incapacidades.
Baixe nosso eBook http://conteudo.manodown.com.br/ebook-o-que-aprendi-com-meu-irmao-com-down
Comentários (0)