Blog da Incluo



Transforme sonho em realidade: os 5 passos que adolescente com down seguiu para virar modelo profissional

Sofía Yosa, é uma Argentina de 22 anos que tem síndrome de down e um sonho de infância de se tornar modelo profissional. Apesar das vontades de menina, preocupada com a situação do meio ambiente e do futuro do planeta, ela estudou educação ambiental em uma ONG do seu país e hoje trabalha dando palestras em colégios e empresas sobre educação ambiental, conscientização e cuidado com o meio ambiente. Mas, ainda que feliz e satisfeita com a profissão, faltava algo em sua vida: realizar aquele antigo sonho de infância. Quer saber como foi possível conquistar esse sonho? Confira os passos para o sucesso que Sofía Yosa seguiu e siga você também!

Seja persistente

Com a ajuda de sua irmã, Sofía se inscreveu para um concurso de beleza com o objetivo de conseguir um contrato de modelo de uma famosa marca de roupas, competindo com mais de 30 mil jovens argentinas. O medo do preconceito e da concorrência acirrada não fizeram com que a adolescente desistisse. Ela teria que passar por quatro longas etapas, desde a seleção inicial, votos na internet, votos de jurados especializados e por fim, uma entrevista individual. Começava nesse momento, a história de luta e superação para a realização desse grande sonho.

Demonstre o seu esforço

Ao chegar para o casting Sofía já surpreendeu! Era nítida sua vontade e o tamanho do seu esforço para conseguir alcançar seu objetivo. Até mesmo o gerente de marketing da marca a elogiou, dizendo que ela tinha algo diferente e muito especial. Primeira etapa vencida! Seu perfil já estava disponível para votação online. Se iniciava mais uma corrida rumo ao sonho, já que era difícil conseguir o número de votos suficientes para a próxima fase. Com mérito próprio e quase 10 mil votos, Sofía passou com folga para a fase final do concurso, a escolha dos jurados.

Não desista

As expectativas estavam altas, e apesar da facilidade, evolução e favoritismo, Sofía não foi escolhida pero júri para estrelar a campanha da marca. As decepções e frustrações eram, para a adolescente, parte do processo e ela não iria desistir. Mas para a surpresa da menina sonhadora, dos jurados e da própria marca contratante, no dia seguinte da decisão, uma chuva de mensagens, reclamações e denúncias por parte do público repercutiam nas redes sociais, se posicionando contra o resultado do concurso. Isso aconteceu porque a aceitação das pessoas com down na sociedade está a cada dia evoluindo, devido à informação e dedicação dos órgãos competentes, juntamente das ONGs e empresas preocupadas com a causa. Pensando nisso, o Portal Incluo lançou um ebook esclarecendo mitos e verdades sobre a síndrome de down, respondendo uma série de perguntas que todos sempre quiseram saber. Para baixar gratuitamente basta clicar nesse link.

Surpreenda sempre

O final dessa história é emocionante! Percebendo o aumento da notoriedade graças à menina,  a marca voltou atrás e contratou Sofía como o outro rosto da campanha de estreia da coleção, e ainda, sugeriu outras empresas a fazerem o mesmo e começarem a contratar pessoas com down. “Queremos ser pioneiros mas não únicos. Esperamos que outras marcas comecem a fazer o mesmo. Por que uma menina linda como a Sofía não poderia nos representar?”, completou o diretor de marketing após anunciar a decisão.

Inicialmente, Sofía seria modelo da campanha para o instagram. A repercussão foi tanta, que ela já está confirmada para a propaganda da próxima coleção e já foi convidada a realizar dois desfiles para marcas de grife argentinas.

Procure as melhores oportunidades

Sofía é um exemplo de que não há limites para a inclusão e que os sonhos podem se tornar realidade. Além disso, esse também é um exemplo de o encontro de novas oportunidades é bem sucedido quando há vontade, dedicação, e principalmente, quando é buscado no lugar certo. Desse modo, é possível que as pessoas com down sejam realizadas pessoal e profissionalmente e incluídas no mercado de trabalho, colaborando, o sucesso individual e das empresas. Um dos facilitadores dessa dinâmica é o Portal Incluo e seu exclusivo banco de dados. Basta cadastrar-se aqui para encontrar vagas e de emprego e empresas contratantes.

Fonte: La Nacion

Gostou da história da adolescente? Como você acredita que a inclusão das pessoas com down pode ser melhorada na nossa sociedade? Escreva pra gente nos comentários!

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.