Blog da Incluo



Síndrome de down- Vida adulta. Abrindo a porta.

perguntas pessoa com síndrome de down

 

A representação social sobre as pessoas com deficiência geralmente se fixa na ideia de eterna criança. Essa realidade pode apresentar-se como barreiras que dificultam a resolução de pequenos problemas comuns do cotidiano, os quais seguramente poderiam ser resolvidos pelas próprias pessoas com comprometimento intelectual.

PERGUNTA

Vale mais a pena acompanhar as pessoas com  Down rumo ao difícil mundo dos adultos do que mantê-las eternamente no mundo protegido das crianças?

 

VAI ABRIR A PORTA?

Usando uma metáfora poderíamos dizer que, para as pessoas Down, entrar no mundo dos adultos é como ter de abrir uma porta que precisa de duas chaves.

Uma das chaves está nas mãos deles, mas a outra somos nós familiares que possuímos.

Se não houver nossa autorização, nosso consentimento, nosso encorajamento convicto, a porta dificilmente poderá ser aberta. Ou, no máximo, vai se abrir uma fresta, a partir da qual será possível entrever um mundo que, no entanto, continuará inacessível. Tomar conhecimento de que somos nós que possuimos uma das chaves para permitir o acesso a uma identidade psicologicamente adulta das pessoas com  Down é o primeiro passo para que isso se torne verdadeiro na realidade.

 

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

Como você pode ver, é bem possível que um adulto com síndrome de Down possa ter muita autonomia e realizar muitas atividades de forma independente. Saber como cuidar de si mesmos é uma ferramenta inestimável para qualquer um.Um futuro melhor com mais conquistas e independência perpassa dentre outras coisas em :

Aprender a ler e escrever
Frequentar escolas e atividades que gostem
Encontrar um parceiro
Participar da comunidade
Trabalhar
Viver independentemente dentro da possibilidade de cada um.

Leia mais sobre o tema. Clique aqui.

Para um adulto com síndrome de Down, ter a capacidade de viver seus sonhos e tomar suas próprias decisões  pode ser muito gratificante. Todo mundo sonha em crescer e viver longe de seus pais, e este pode ser o mesmo para uma pessoa com síndrome de Down. Afinal de contas, são como todos os outros; As pessoas com comprometimento intelectual  só precisam de mais ajuda do que outros.

 

Diante disso nos resta a pergunta: Iremos usar nossa chave para abrir a porta?

 

Lançamos nosso primeiro curso online. Se quiser conhecer e ver como funciona clique aqui. Temos um módulo que fala sobre o tema abordado no post.

 

faixa horizonteal curso online

 

Compartilhar:

Comentário (1)

  • Ana Clara Ferretti Reply

    Acho uma fofura pura pessoas com síndrome de down,eles trazem uma mágica com eles que encanta !
    Eles são oque milhares não são, e graças a Deus hoje em dia eles finalmente são respeitados!
    Bjs

    05/04/2018 at 09:52

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.