Blog da Incluo



Síndrome de down: comportamento e sociabilidade, como encorajar?

A Síndrome de Down é uma anomalia genética que afeta cerca de 320 mil pessoas no Brasil. Embora a condição prejudique o desenvolvimento psíquico do indivíduo, com o devido auxílio é possível que se desenvolva uma vida bastante próxima da dita tipicidade..

Porém, o processo de socialização do indivíduo com Down nem sempre é fácil, uma vez que escolas e espaços de convívio social podem não apresentar uma estrutura favorável para a sua inclusão. Isso representa um grande desafio não só para  a pessoa com Down, mas também para os seus familiares.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas informações sobre como lidar com as adversidades enfrentadas pela pessoa com a Síndrome de Down e seus desdobramentos na vida de familiares e amigos. Confira!

Procure uma escola adequada

Crianças com síndrome de Down tem capacidade de estudar em escolas regulares e mais tarde também são capazes de trabalhar. Fala-se em educação inclusiva há muitos  anos , tanto para escolas públicas como privadas. Entretanto o que se vê é ainda muito despreparo das instituições, entorno e seus profissionais. Vemos uma dificuldade no reconhecimento e acolhimento da singularidade da criança. A educação muitas vezes ainda está totalmente focada no tecnicismo. Cabe a nós ajudarmos a quebras barreiras e construir juntos um escola para todos.

Na maioria das vezes o primeiro contato de uma criança com um grupo social diferente é na escola. Essa experiência pode ser bastante satisfatória, mas também pode gerar traumas e problemas de convivência — que podem durar a vida toda. No caso de crianças com Down não é diferente, e essa fase pode ser crucial para o desenvolvimento de habilidades sociais e da sua autoestima.

É fundamental que a escola escolhida para matricular uma criança com Síndrome de Down tenha uma estrutura de acolhimento e integração da criança com as outras, sem fazer com que ela se sinta diferente. A ideia é estimular o sentimento de pertencimento e de igualdade, de modo que a criança não desenvolva o sentimento de que sua condição a torna inferior às outras.

Estimule a prática de atividades em grupo

A interação social do indivíduo com Down é um dos pontos que mais devem ser trabalhados para superar a discriminação e preconceito que ele vai sofrer ao longo da vida. Por isso, estimular o desenvolvimento de habilidades sociais a partir de atividades em grupo pode ser algo extremamente favorável para o amadurecimento do indivíduo com a síndrome.

A convivência com círculos sociais variados terá grande impacto no desenvolvimento da criança. Essa convivência pode ser estabelecida por meio da participação de aulas coletivas como esportes, música ou mesmo o desenvolvimento de um trabalho social. Estar em contato com pessoas diferentes e conseguir desenvolver habilidades de comunicação é extremamente importante para que a pessoa com a síndrome perceba que não há nada que a impeça de ter uma vida absolutamente rica e com muitas possibilidades.

Leia mais sobre o tema autonomia clique aqui.

Incentive a prática de um hobby

A prática de um hobby pode gerar grandes benefícios para a vida de um indivíduo com Síndrome de Down. Podemos citar como bons exemplos a prática de esportes, o aprendizado de um instrumento musical, dança ou mesmo desenvolvimento de atividades como pintura ou desenho.

Além do profundo impacto no desenvolvimento psíquico e motor do indivíduo, o desenvolvimento de um hobby pode trazer ganhos para a autoestima, uma vez que haverá o desenvolvimento de habilidades que o tornará diferenciado. Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para a autoaceitação e, consequentemente, para se tornar mais confiante diante da sociedade.

Estimule a independência da criança

É bastante comum que uma criança com uma síndrome acabe sendo amparada em excesso ao longo da sua vida, o que acaba diminuindo suas chances de conquistar a própria independência. E é justamente esse sentimento de dependência dos pais ou de familiares que acaba desencorajando pessoas com Síndrome de Down a desenvolver a sociabilidade.

Dessa forma, é de extrema importância estimular o indivíduo com Down a ter suas próprias conquistas, o que pode ser feito por meio dos estudos ou da contratação para exercer uma função profissional, por exemplo. É fundamental enxergar que, embora existam limitações, na maioria das vezes a pessoa tem condição de superá-las e conquistar seu próprio espaço na sociedade.

Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então compartilhe este post nas redes sociais e conte suas experiências e dicas. Informação combate estigmas.

No curso que lançamos: Síndrome de down: Teoria, prática e vivências fizemos um módulo específico sobre o assunto. Clique na imagem abaixo e conheça os módulos e conteúdos do curso.

faixa horizonteal curso online

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.