Blog da Incluo



Pessoas com down e seu sucesso na profissão

pineda

 

 

Limites socias são um grande desafio para as pessoas com Down. Além dos obstáculos que precisam ser superados, ainda é necessário convencer muitas pessoas de que as limitações não são um impedimento para o sucesso.

No texto de hoje trouxemos a história de 7 pessoas que têm Síndrome de Down e conseguiram alcançar o sucesso profissional, vencendo o preconceito e mostrando que é possível superar as dificuldades, confira!

1. Madeline Stuart — Modelo

Madeline teve sua primeira aparição nas passarelas em 2015. Ainda que seja bastante recente, em fevereiro deste ano ela lançou sua própria grife na Semana da Moda de Nova York, mostrando a todos que era capaz.

Nomeada de 21 Reasons Why, a coleção faz alusão à idade de Madeline (21 anos) e ao cromossomo 21, que tem ligação com a Síndrome de Down. Roseanne Stuart, mãe de Madeline, foi uma grande incentivadora do sonho da filha e acreditou em sua capacidade, oferecendo apoio para que ela pudesse alcançar o sucesso.

2. Pablo Pineda — Ator e pedagogo

Com uma licenciatura em Pedagogia conquistada na Europa e a atuação em no filme “Yo También”, Pablo Pineda é uma celebridade na Espanha. Ele faz parte de uma geração que busca romper os conceitos pré formulados a respeito das pessoas com Down.

Ele procura sempre ressaltar a importância de desenvolver a independência e as capacidades de pessoas que lutam contra o preconceito de quem não compreende que as limitações não devem se tornar fatores impeditivos para a realização de sonhos.

3. Angela Bachiller — Vereadora

Enfermeira, a mãe de Angela, Isabel Guerra, sempre acreditou que a filha poderia ir além, embora nunca a tenha imaginado vereadora. Agora é muito orgulhosa das conquistas que sua filha alcançou, inclusive a posse na câmara municipal em Valladolid, Espanha.

4. Claudio Arruda — Cavaleiro e instrutor de pônei

Claudio Aleoni Arruda tinha o sonho de trabalhar com cavalos e enfrentou grandes desafios para realizá-lo. Contratado como instrutor no Pônei Clube do Brasil, ele insiste que as pessoas com Síndrome de Down não devem desistir e que com garra e determinação podem, assim como ele, vencer as limitações e alcançar seus objetivos.

5. Fernanda Honorato— Reporter e Rainha de Bateria

Fernanda dos Santos Honorato, é a primeira repórter com síndrome de Down do país. Nascida no Rio de Janeiro (RJ), a recordista não concluiu a escola regular, mas percebeu que através do esporte e das artes conseguiria manter seu processo de formação focada em outras atividades.

Ela trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006, mas foi no teatro que começou a se destacar muito antes disso. Contudo, o currículo da repórter não para por aí. Atualmente é dançarina de dança cigana e atleta.

Carioca da gema, a recordista tem muito samba no pé e desfila todos os anos. Foi musa da portela e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria da Embaixadores da Alegria.

6. Breno Viola— Judoca e ator

Breno Viola, além de ator, é faixa preta em judô desde 2002, ou melhor, é o primeiro judoca com Down a conseguir esse feito nas Américas! Ele já participou das Olimpíadas para Deficientes Intelectuais – mundial que aconteceu na Grécia em 2011 –, e terminou em 4º lugar, além de ser bicampeão mundial em sua categoria.

Breno é ator de filmes e participou de programas no fantástico.

7. Eduardo Gontijo— Músico

Eduardo- Dudu do Cavaco é músico, ator e palestrante. A carreira musical começou muito cedo, aprendeu a tocar pandeiro, e aos doze anos veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda: Dudu do Cavaco e Banda Dudu toca sete instrumento e é o primeiro músico com down do Brasil é gravar um DVD e CD. Dudu também é constantemente convidado para abrir solenidades, e fazer participações especiais em programas de TV, como o TV Xuxa e Encontro com Fátima Bernardes.. Já fez mais de 250 palestras e 80 shows e já abriu um show do Jota Quest no novo Mineirão.

Site : www.dududocavaco.com.br

Como você pode perceber, as pessoas com Down podem obter o sucesso profissional, com apoio da família, que deve sempre acreditar que eles são capazes e mostrar à sociedade que a imagem que elas têm é distorcida pelo preconceito e pelo senso comum. O recado sempre é : todo ser humano precisa ter sonhos e pode realizá-los.

Aqui no Brasil já temos 44 pessoas com down formadas no ensino superior. Temos Dançarinos ( Tiago Rodrigues, Samanta Quadrado , Luan Moggis, dentre outros) , Turismólogo ( Bruno Ribeiro) , Professora ( Deborah Seabra), Liane Colares, Dançarina ( Aline Fávaro), Campeão Mundial de Judô e ator ( Breno Viola)  Campeão Mundial de Taekwondo ( Matheus Rocha) , Auxiliar administrativo ( Fernando Barbosa) , atores ( Ariel e Rita), Chef de Cozinha ( Pedro Brandão)  e muitos outros que nos ensinam e encantam. Alex Duarte diretor de cinema, lançou a web série : Cromosso 21 que conta a trajetória de 10 pessoas com down que se destacam em sua profissão.

Vale destacar que o sucesso é relativo e o que importa é ter uma vida alegre, com significado e feliz.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes como este!

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.