Blog da Incluo



Perda auditiva: ajude pessoas com Síndrome de Down a ouvir melhor

Crianças e pessoas com Down podem ter maiores chances de desenvolver alguns problemas de saúde, entre eles está a perda auditiva. Por isso, os pais devem estar atentos ao desenvolvimento e evolução de seus filhos. Descubra as causas de perda auditiva em pessoas com Down e o que fazer para ajudá-las a ouvir melhor.

Conheça as causas da perda auditiva em pessoas com Down

Para que uma pessoa possa escutar perfeitamente é preciso que o som não encontre nenhuma barreira para chegar até o ouvido. Cada mecanismo envolvido na audição (tímpano, ouvido interno, nervo auditivo, etc.), precisa responder satisfatoriamente para que o som seja convertido em mensagens para o cérebro.

Quando algo está em desequilíbrio, a perda auditiva acontece. Esse processo pode ser estimulado por mais de um fator e também pode ser gradativo.

De acordo com as Diretrizes de Atenção às Pessoas com Síndrome de Down do Ministério da Saúde, a perda auditiva em pessoas com Down possui prevalência de 75%, e a otite de repetição, entre 50 e 70%. Isso mostra que pessoas com Down têm maiores probabilidades de serem afetadas por deficiências auditivas, principalmente em razão do fluido no ouvido médio.

A perda da audição também pode estar relacionada à surdez do nervo auditivo. Porém esse problema costuma se manifestar durante a adolescência e a vida adulta. Por isso, desde bebês, e estendendo-se durante toda sua vida, pessoas com Down precisam fazer exames auditivos.

Saiba como identificar as deficiências auditivas

Para identificar possíveis perdas auditivas nas pessoas com Down, os pais devem estar atentos à forma como seus filhos reagem aos estímulos sonoros.

Esses estímulos podem ser chamar a criança de outro cômodo, observar se ela presta atenção quando alguém fala o seu nome ou conversa com ela e se reage quando escuta algo do seu interesse.

Essas são observações caseiras que não eliminam a necessidade de fazer testes aprofundados, como a timpanometria, audiometria ou a otoscopia. Cada um desses exames é capaz de identificar um problema diferente, por isso todos são relevantes.

O ideal é que os exames se iniciem em crianças com Down ainda bebês, com os testes de rotina nos recém-nascidos. Aos 10 meses é importante realizar o teste de distração, e ao completar 1 ano e meio (18 meses), mais uma vez.

Depois dessa idade os testes e exames devem acontecer a cada ano. Isso porque em cada fase a criança pode apresentar condições diferentes em seu organsino. Sendo a perda auditiva um problema que se manifesta ao logo da vida, ela precisa ser acompanhada de perto.

Veja como ajudar as pessoas com Down que apresentam perda auditiva

O principal cuidado que se deve com as crianças com Down é fazer os exames auditivos regularmente e comparecer a consultas com o Otorrinolaringologista, para observar as condições do ouvido e das vias respiratórias superiores. É possível fazer um acompanhamento diário, observar detalhes e utilizar técnicas para aprimorar as percepções auditivas:

Evite sons constantes

Um ambiente com a presença de sons muito diversos pode ser um pouco confuso. Aparelhos como rádio e televisão, se ligados constantemente, dificultam que os demais sons sem escutados e, por consequência, assimilados pelas crianças. A solução é diminuir o volume ao máximo ou até mesmo desligá-los.

Faça contato olho no olho

Comunique-se com a criança sempre olhando para ela e certificando que ela também está olhando para você. Esse contato visual é essencial para criar uma identificação entre os falantes.

Fale pausadamente

Não aumentar o tom de voz e falar de forma calma é a melhor forma de criar melhorar a percepção auditiva. Dê pistas para que a criança entenda do que você está falando, como manejar ou apontar o objeto em questão, por exemplo.

Seja paciente

Espere com tranquilidade a criança responder, já que ela pode demorar alguns segundos para processar as informações e os sons. Se você repetir o que disse ela pode ficar confusa ou frustrada com sua insistência.

Considere o uso de aparelho auditivo.

Perceba as dificuldade e procure um profissional adequado e especializado. Ele fará testes para identificar e propor soluções para a melhora, que pode ser por meio do aparelho.

Informe à escola

O problema de audição pode dificultar os processos de aprendizagem. Converse com instituição para que também possa ajudar a criança, como colocando-a mais próxima ao professor.

A perda auditiva em crianças com Down pode afetar o seu desenvolvimento, por isso, esteja atento e não deixe de fazer o controle anual.

Você pode aprender mais sobre como ajudar o seu filho com Down a desenvolver-se de maneira saudável desde o nascimento. Baixe o ebook “Passos para cuidar de bebês com Síndrome de Down”.

ebook cuidar de bebês portal incluo

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.