Blog da Incluo



O que é o capacitismo e como ele atinge pessoas com Síndrome de Down?

A discriminação contra o diferente é algo que toma conta do senso comum e pode, sem o devido cuidado, transformar um discurso despretensioso em um ato discriminatório. Muitas vezes essa diferenciação pode não vir acompanhada de termos negativos que claramente rebaixam a pessoa de quem se fala, mas, como no caso da da pessoa com Síndrome de Down, pode aparecer por meio de expressões benevolentes e atitudes protetoras. Este é o capacitismo.

Abaixo vamos falar sobre como o capacitismo se revela e as consequências que pode gerar em pessoas com Síndrome de Down, buscando caminhos para eliminar este vício de comportamento e ajudar no desenvolvimento da pessoa com Down. Acompanhe a seguir!

O que é capacitismo

Capacitismo é uma forma de discriminação que atinge pessoas com alguma deficiência. Ela consiste em considerar a pessoa como de alguma forma incapaz e inferior em razão de sua deficiência, excluindo-a de determinados grupos ou submetendo-a a um tratamento diferenciado.

Os sinais básicos que uma pessoa capacitista demonstra são principalmente de ordem paternalista e excludente. O capacitismo não permite ver que a pessoa com deficiência é um ser humano autônomo e dotado de vontades, sendo considerado alguém fraco e dependente.

As consequências do capacitismo

Ao se excluir alguém do convívio social, esta deixa de ter contato com os usos, costumes e a cultura que a rodeia, vivendo em uma realidade paralela. É isto que ocorre quando se discrimina alguém por conta de uma deficiência.

Assim, o capacitismo é uma prática que marginaliza a pessoa com deficiência e a impede de desenvolver seu potencial junto de outros grupos, ver e viver o mundo lá fora. Ao invés de serem vistos como indivíduos que tem algo a acrescentar na dinâmica da sociedade e cumprir um papel, são vistos como seres frágeis e diferentes, e muitas vezes como “inspiração” ou “exemplos de superação”.

Este ponto de vista apenas faz perpetuar a concepção de que deficiência é sinônimo de dificuldade ou barreira, o que não é. A barreira é imposta pelo capacitismo, que impede a devida inclusão das pessoas com deficiência e não abre espaço para sua participação na sociedade e no mercado de trabalho.

O capacitismo e a Síndrome de Down

O fato de uma pessoa com Down precisar de maior atenção no que diz respeito a cuidados médicos e a seu desenvolvimento intelectual não determina que ela deva ser tratada de modo diferente em relação a todo o resto. Por isto, é frequente que pais sem a devida instrução, em um esforço de superproteção, isolem seus filhos e os submetam a uma série de tratamentos excepcionais. Pode ocorrer, também, com outras pessoas que estejam a sua volta.

O que é necessário compreender é que este isolamento não é desejável. Pelo contrário, é preciso o máximo de estímulo e inserção, sobretudo nos primeiros anos de vida, para que a criança com Down consiga desenvolver seu potencial e se inserir na sociedade, participando dela e compreendendo como ela funciona.

Como minimizar a situação

Ao invés de deixar que atitudes capacitistas excluam uma pessoa com Down, é necessário, desde o convívio no lar, que se dê a devida atenção à alfabetização e a estímulos intelectuais e físicos, como explicamos neste post. Privar a criança com Down disto é colocar um obstáculo em seu desenvolvimento.

Além disto, em fases mais avançadas da vida, deve-se conscientizar a pessoa com Síndrome de Down a respeito de sua sexualidade, e incentivar ativamente sua autonomia, seja por meio da constituição de uma família e sua inserção no mercado de trabalho, a depender do que desejar.

Portanto, vemos que o capacitismo é um grave freio ao desenvolvimento e à inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, impedindo sua participação efetiva no meio em que vive e a realização de seu potencial. Este potencial, nas pessoas com Síndrome de Down, pode ser devidamente desenvolvido se forem oferecidos os estímulos necessários, em oposição ao tratamento diferenciado e discriminatório que o capacitismo geralmente causa.

Falamos sobre o capacitismo nesse post, que é um dos meios que o preconceito contra pessoas com deficiência se revela. Continue nos acompanhando e leia também nosso texto sobre o preconceito contra pessoas com Down e atitudes que fazem a diferença para combatê-lo!

Ebook: Mitos e verdades sobre a Síndrome de Down. Obtenha aqui respostas sobre desenvolvimento e inclusão familiar e social.

ebook mitos e verdades

Compartilhar:

Comentário (1)

  • Marcilene Reply

    Sem capacitismo! Não sejamos omissos para com as pessoas com qualquer tipo de dificuldade! Temos o dever em mostrar o potencial que as pessoas com síndrome de Down têm , vamos cuidar , sem superproteção, deixar nossos filhos se desenvolverem e mostrar do que são capazes! Capacitar SIM, capacitismo NUNCA!

    05/12/2016 at 23:04

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.