Blog da Incluo



O ESPORTE COMO OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO. CARTA EMOCIONANTE DE UM MÃE

rugby

Monica conta como o rúgbi deu um novo impulso e inúmeros momentos de alegria a seu filho Isaac, que tem apenas seis anos de idade.

Que o esporte pode ser uma grande plataforma para promover a inclusão de pessoas com síndrome de Down é algo já conhecido.

Monica, mãe de Isaac, uma criança com síndrome de Down de apenas 6 anos, fez um bonito testemunho:

“Antes da chegada do Isaac minha vida (uma criança com trissomia 21, popularmente conhecida síndrome de Down), o tempo passou rápido, muito rápido. Na minha vida, ligada à medicina de emergência e desastres , fui treinada para essa velocidade. Minha mente estava correndo sempre.

Hoje , estou vivendo entre dois tempos.

Hoje o meu eu interior quer gritar igualdade e equidade, como sempre tem feito, mas com mais razão do que nunca.

Desde que chegou o diagnóstico de Isaac, há 6 anos atrás, eu não parei de ler, ouvir, falar, para conciliar, para aprender. Minha família tem sido o melhor terapeuta. Nós transformamos nossas vidas e nosso modo de pensar e de agir e, hoje, o meu eu interior, é mais enriquecido, paciente e poderoso do que antes. Hoje eu tenho um eu interior que definitivamente vive em outra velocidade.

Hoje mais do que nunca eu acredito e luto pela inclusão.

Isaac ama o rugby. Suas pernas são o corpo forte e rápido e eficientemente treinados para pegar a bola que parece estar sempre sorrindo e alegre, e assim ele escapa. Ele observa seus colegas, estudando os seus movimentos e aprendendo as canções da torcida.

Mais recentemente, Isaac jogou seu primeiro jogo ao longo de um torneio. E lá estava ele , feliz, sorrindo, com um cromossomo extra.Ele pegou a bola, olhou para um parceiro e, antes que ele tocasse a bola, o que aconteceu, recebeu uma salva de palmas, após ser derrubado. “Up Isaac, ‘vamos !!” Eu gritei de lado … e Isaac levantou-se sem perder o sorriso e acenou para o público.

Rugby Club San Isidro deu-me esperança, o desejo de lutar, a visão de uma sociedade melhor que deixa espaço para todos.

Eu não peço para meu filho brilhar como o melhor jogador do ano, eu só quero a luz que faz brilhar a cada dia e ilumina muitos dos que o rodeiam, é visto por todos, em qualquer lugar, em qualquer situação embora não seja de alta potência. Eu não quero que o meu filho seja jogador de elite, ele só quero que ele jogue rugby.

Eu entendi que agora vivemos em outros tempos, em quem podemos apreciar a brisa do dia, a intensidade de um pôr do sol, as cores das flores, a tranquilidade de um agradável passeio; porque você me ensinou a apreciar as pequenas coisas da vida, devo acalmar e observar, apenas ouvir, basta olhar … com calma, sem pressa.

Você definitivamente me ensinou a apreciar a vida.

Você me mostrou que, com o rugby você se sente mais forte , protegido e respeitado por seus coelgas. Filho vamos avançar juntos , lentamente , a seu tempo.

Obrigado, Rugby Club San Isidro a acreditar que é possível , obrigado por nos deixar ser parte de sua pequena grande família. Convido todos a aprender a viver entre dois tempos . Porque a vida não é sobre cromossomos.

Cadastre no portal incluo e faça parte do mais completo banco de dados sobre a síndrome de down.

Fonte: http://www.sindromedown.net/noticia/entre-dos-tiempos-la-emotiva-carta-de-la-madre-de-un-joven-jugador-de-rugby/

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.