Blog da Incluo



Descubra a incrível relação entre arte e pessoas com síndrome de Down

A relação da arte e pessoas com síndrome de Down é tão bonita quanto importante. As pessoas com down como qualquer ser humano tem potencialidades e capacidades  que devem ser explorada no sentido cognitivo, psíquico e emocional.

Além disso, contemplar e elaborar obras de arte são terapias indicadas para todos os indivíduos, visto que promovem bem-estar e conexão interior, muitas vezes perturbada com as aflições cotidianas.

Integrar a arte aos estímulos cotidianos das pessoas com síndrome de Down pode facilitar a interação social, melhorar o seu discurso e até mesmo levá-las a descobrir habilidades que ainda não tinham sido exploradas.

Por isso, se você quiser entender um pouco mais sobre a relação da arte e pessoas com síndrome de Down, acompanhe nosso post de hoje!

Apresentando a pessoa com down ao mundo das artes

O conhecimento das artes em sua configuração ampla pressupõe a apreciação de músicas eruditas, óperas cantadas e outros sons de grande apreciação popular. Para isso, deixe a música entrar no convívio familiar e mostre a diversidade dos sons.

Também, é importante mostrar pinturas de artistas renomados, visitar exposições a céu aberto ou  museus tradicionais da cidade. Em todos esses momentos, é preciso explicar de forma simples e objetiva a mensagem por detrás das artes.

O primeiro contato com as obras de arte pode ser feito desde pequeno, pois, assim, essa prática fará parte das atividades lúdicas das pessoas com síndrome de Down. Porém, tudo deve ser realizado com paciência, carinho e manejo, conforme a curiosidade delas.

Benefícios clínicos da terapia com arte

A terapia com arte tem por objetivo desenvolver a cognição de crianças e adultos com dificuldades de aprendizado, despertar para estímulos diversos, diminuir as tensões diárias e propiciar maior interação social.

Para crianças com síndrome de Down, esses benefícios se estendem para melhora da comunicação verbal, diversificação dos estímulos cerebrais e aperfeiçoamento da coordenação motora fina (relacionada a movimentos precisos e delicados).

As mães logo percebem mudanças positivas nos comportamento das crianças com síndrome de Down. Calma, diminuição da ansiedade e aumento da concentração para realizar atividades cotidianas são alguns resultados percebidos.

Descoberta de novos talentos

A terapia com artes pode revelar talentos e habilidades pouco exploradas nas pessoas com down e descobrir artistas com sensibilidade para captar a essência sensorial do ambiente, a energia das pessoas e externar em forma de arte.

O incentivo a essas práticas pode ser gratificante, tanto para o filho, que se sentirá realizado fazendo algo que gosta, quanto da mãe, por vê-lo feliz e adaptado ao ambiente que o cerca.

No entanto, tudo deve ser feito considerando o tempo da criança para que algo prazeroso não se torne uma fonte de estresse. Saiba entender o momento de descanso e caso perceba que a atividade está se tornando um fardo, é melhor conversar com seu filho e entender seus dilemas.

A relação da arte e pessoas com síndrome de Down pode ser interessante tanto do ponto de vista neurológico, emocional e social quanto na descoberta de novos talentos. Por isso, se você conhece alguém que precise dessas informações, compartilhe nosso artigo!

Aproveite, também, para baixar nosso e-book sobre mitos e verdades sobre a síndrome de Down.

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.