Blog da Incluo



Bebês com síndrome de down: exercícios de estimulação precoce

Desde a descoberta da gravidez de bebê com síndrome de down, os pais e os familiares como avós, tios e irmãos da criança que está por chegar, se preocupam com o recebimento em casa e a preparação de um ambiente adequado. Em razão de a família ser o primeiro contato de vivência e experiência do mundo, é a responsável pela educação e estimulação do recém-nascido.

Todo bebê precisa de estímulos cognitivos e motores para que desenvolvam capacidades físicas, emotivas e aprendam a viver em um ambiente de interações, mas no caso das pessoas com síndrome de down, que apresentam, em geral, uma melhor capacidade visual que da fala, ou hipotonia muscular, por exemplo, precisam de maior atenção em atividades de estimulação precoce, que podem (e devem) ser desenvolvidas desde muito cedo.

É preciso, então, antes mesmo de procurar ajuda profissional para dar assistência no aprimoramento das habilidades, sejam psicológicas ou na prática de atividades físicas, iniciar a estimulação em casa, para que o bebê aprenda e exercite movimentos básicos. Selecionamos dicas fáceis e práticas com objetivos de melhorar o seguimento visual, controle cefálico, sustentação de objetos, entre outros. Veja e aprenda como você pode ajudar nessa etapa inicial:

Reconhecimento e estimulação visual

A motivação do reconhecimento físico e das individualidades é uma dos principais e mais importantes exercícios para bebês. Desde o dia do nascimento e do momento em que abrem os olhos, a procura do novo e diferente faz com que objetos que se movem e sons diferentes prendam a atenção dos recém nascidos. É preciso, então ajudar o bebê a se desenvolver a visão e as percepções, seja observando seu rosto e o de várias pessoas, ouvindo vozes, acompanhando objetos. Você pode, por exemplo, mostrar objetos coloridos ou que chamem sua atenção, fazendo-o seguir com os olhos ou motivá-lo a emitir sons, por meio de repetição ou até mesmo de gravações, para que ele reconheça as demais vozes, e posteriormente, a própria voz.

Exercícios motores

Desde o nascimento os bebês com síndrome de down devem ter atenção redobrada em relação à estimulação, especialmente para o desenvolvimento da coordenação motora e da musculatura. Além disso, antes mesmo de se tornaram crianças, com idade ideal para iniciar a prática de atividades físicas para o aumento e fortalecimento do tônus muscular, solução para a hipotonia, é preciso iniciar exercícios para movimentação de braços e pernas, o que também ajudará o bebê quando for a hora de começar a andar. Siga o passo a passo: segurando os braços e pernas do bebê, faça movimentos cruzados, bicicleta, estiramento e massagem intercalada para estimular todos os membros superiores e inferiores. Confira esse passo a passo no vídeo abaixo.

ebook cuidar de bebês portal incluo

Controle da cabeça e pernas

Assim como os exercícios motores, é possível estimular desde os primeiros dias do nascimento, o controle e equilíbrio da cabeça a coordenação das pernas, essencial para os bebês que ainda passarão pela fase de colo, precisa aprender a sentar e manter-se e engatinhar. Colocá-lo de barriga para baixo, por pouco tempo, é uma maneira de ajudá-lo a fortalecer o pescoço e, por consequência, a cabeça. Nessa mesma posição, acomode os braços debaixo do tronco, segure seus joelhos e faça flexões e movimentos circulares com a perna para auxiliar a apreensão dos movimentos. Outra dica importante, para ensinar a girar: pegue-o pelo braço pelo lado do giro, flexione suas pernas e faça um impulso para girá-lo. Repetindo mais de uma vez ele aprenderá o movimento e o fará sozinha. Lembre-se de que para a segurança do bebê, sempre faça movimentos leves e nunca deixe-o sozinho nessa posição.

Criação de um ambiente de estímulos

Uma das formas de estimular bebês e crianças com síndrome de down é criar o interesse para que a estimulação não seja um sacrifício e sim, uma forma prazerosa. Por esse motivo, alem dos exercícios visuais e motores feitos corporalmente, é possível que o ambiente em que vive também tenha esse papel. Por exemplo: seu local de descanso e cochilo, que pode ser um ginásio ou tapete didático, irá despertar o interesse por seu entorno. Por fim, coloque próximos alguns objetos, para forçar o movimento das mãos e evitar que fiquem com a mão fechada.

Gostou dessas dicas de estimulação? Você praticava alguma dessas? Veja o vídeo com um passo a passo explicativo e  escreva pra gente sua opinião sobre o assunto.

 

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.