Blog da Incluo



6 aplicativos para pessoas com síndrome de Down

A tecnologia vem se tornando uma ótima aliada em diversos setores da nossa vida, e o processo de aprendizagem não poderia ser diferente. Um bom exemplo disso é a utilização de alguns aplicativos para pessoas com síndrome de Down, que estimulam e facilitam o aprendizado e a comunicação, contribuindo para sua interação social e desenvolvimento cognitivo.

Veja a seguir, alguns dos aplicativos que renderam experiências positivas, estimulando capacidades de linguagem, percepção auditiva e visual, concentração e memória em crianças com síndrome de Down.

Aplicativos para iPhone e iPad

1. O verdureiro

Este aplicativo desenvolvido para iPhone e iPad é um jogo conhecido como puzzle, um quebra-cabeças de legumes e frutas. Enquanto a criança brinca com o app, recebe estímulos que melhoram a sua atenção e também a concentração, aprende os nomes dos vegetais e ainda desenvolve uma melhor percepção visual e noções de categorização.

2. Color Trick DLX

Apesar de estar em inglês, este aplicativo do iTunes é perfeito para estimular a atenção, a memória e a noção de cores. Parecido com o antigo brinquedo “Genius”, durante a brincadeira, as quatro cores do brinquedo acendem em uma determinada sequência, e a criança precisa acompanhar, seguindo a ordem das cores, conforme elas acendem.

3. ABC Palavras

Este app para iPhone e iPad é ideal para crianças que já estão em fase de alfabetização. Ele apresenta uma imagem e as letras que formam o seu nome, embaralhadas. A criança deve levar cada letra ao seu local, podendo ser auxiliada por uma marca d’água que indica a posição correta de cada letra.

O aplicativo estimula a atenção e a concentração e auxilia na compreensão do som das letras e do nome do objeto, pois esse som é emitido assim que a palavra é completada.

Aplicativos para Android

4. Sound Touch Lite

Disponível para Android, este aplicativo trabalha com o conceito de flash cards que, ao simples toque na tela, emite o som relativo ao objeto. Ideal para estimular a percepção visual e auditiva referente a animais e instrumentos musicais, assim como aumentar o vocabulário e melhorar a discriminação auditiva dos sons onomatopaicos.

5. Panda Painting

Este aplicativo para Android é um jogo de colorir, que oferece estímulos: visual, de linguagem, de nomeação e de cores, além de melhorar a coordenação motora. Ao tocar em cada lápis de cor, a criança escuta o som com o nome dessa cor. Além de desenvolver a imaginação e criatividade, pintando os diversos cenários, a criança ainda aprende a associar o nome às cores.

6. Baby Panda Show

Neste aplicativo para Android, a criança aprende o conceito de vestuário, brincando com um ursinho panda muito simpático. Ao escolher as roupas para vestir adequadamente o ursinho, ela aprende a associar cada peça de vestuário à estação do ano correta.

A utilização desses aplicativos para pessoas com síndrome de Down está se mostrando um recurso eficaz, pois a variedade de estímulos sensoriais que esta tecnologia oferece é muito atraente para a criança, despertando o seu interesse e mantendo-a entretida nesta nova maneira de aprender.

Gostou dessa nova forma de estimular o desenvolvimento do seu filho? Então, continue conosco, aprofundando este assunto, com o artigo: “Como garantir a autonomia do seu filho com Síndrome de Down”.

Compartilhar:

Comentário (1)

  • mariangela Ribeiro do vale sales Reply

    Muito bom ,e de muita valia.

    22/02/2017 at 04:01

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.