Blog da Incluo



5 dicas para estimular o desenvolvimento de criança com down

A Síndrome de Down é uma condição genética presente em aproximadamente 350 mil brasileiros. As crianças que fazem parte desta estatística precisam de estímulos para crescer de forma saudável e há inúmeras formas de ajudá-las. Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas de atividades para estimular as crianças com Síndrome de Down em diversas fases do crescimento. Continue a leitura e aprenda mais!

Exercite os músculos do bebê

Crianças com Síndrome de Down têm seu próprio ritmo e precisam de mais repetições para aprender movimentos. Já nos primeiros meses de vida, você pode incentivar o bebê a mexer as perninhas, os bracinhos e os dedos, variando os movimentos no decorrer dos dias. Dessa forma, ele vai ganhando consciência de seu próprio corpo e passa a movimentá-lo com mais facilidade.

Estimule os cinco sentidos para um bom desenvolvimento infantil

Dos seis aos 12 meses você pode ajudar o bebê a desenvolver o olfato, o paladar, a visão, a audição e o tato. É muito simples: realize atividades que entretenham a criança, pode ser entregando a ela objetos com diferentes texturas e cores, ou apresentando cheiros e sabores diferentes por meio de frutas e legumes durante a refeição, sempre dizendo a ela o que está acontecendo, para que ela associe as informações aos itens que conheceu.

Brinque com o bebê

As brincadeiras são excelentes momentos para que os bebês se desenvolvam, pois é possível trabalhar a coordenação motora de um modo divertido e incentivar o aprendizado. Dos 12 meses em diante, você já pode perceber quais atividades são mais desafiadores para a criança, então, escolha brinquedos educativos considerando as dificuldades que ela apresenta. São muitas opções, desde cubos para encaixar as peças nos lugares corretos, livros de pintura até músicas infantis com coreografias para decorar, o que pode ajudar a criar estabilidade para ficar em pé. Além disso, você pode posicionar a criança de frente a um espelho, assim ela aprende a se reconhecer e a identificar as partes do corpo.

Evite o excesso de estímulos

Uma coisa comum a todas as idades é que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo pode atrapalhar o foco e fazer com que a criança se perca em meio às informações. Assim, é bom ensiná-la a prestar atenção no que está fazendo no momento, para que o aprendizado seja mais rápido e de melhor qualidade.

Visite profissionais

Você pode ajudar muito, mas também há profissionais que trabalham exclusivamente com a Síndrome de Down, o que pode gerar ótimos resultados. Se possível, faça consultas com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas.

 

ebook-estimular

 

 

Além de ajudar no desenvolvimento infantil das pessoas com Síndrome de Down, os estímulos às crianças constroem uma relação de confiança entre elas e os familiares. Acima de qualquer incentivo, o amor é o que realmente torna possível realizar as tarefas que indicamos. As crianças com Síndrome de Down podem aprender e surpreender, só precisamos ajudá-las e respeitar seu tempo.

Compartilhe conosco a sua dica para ajudar no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down.

 

ccca incl

Compartilhar:

Comentários (3)

  • João Tomaz da Silva Reply

    Somos testemunhas que em seguindo as orientações contidas nesse post, os resultados serão surpreendentes. Ao fazermos tais, ganhamos em casa uma bailarina clássica que dança nas pontas das sapatilhas. Trata-se de um caso raríssimo.
    grato e às ordens para detalhes

    19/07/2016 at 10:17
    • Leonardo Gontijo Reply

      Mestre João, sempre nos ensinando. Vamos fazer um post da Aline no portal incluo. NOs mande o material. Abraços

      19/07/2016 at 11:27
  • Marcilene Castro Reply

    Não tenho dúvidas de que com estímulo, dedicação , amor e respeito, as pessoas com síndrome de down podem ir muito além de nossas expectativas! Leonardo e Dudu, obrigada pelas dicas! “Tamu juntu”!

    05/12/2016 at 22:45

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.