Blog da Incluo



10 DICAS DE COMO EXPLICAR AOS SEUS FILHOS MAIS VELHOS QUE O SEU NOVO IRMÃO NASCEU COM SÍNDROME DE DOWN

dicas expli

10 Dicas de como explicar aos seus filhos mais velhos que o seu novo irmão ou irmã nasceu com a síndrome de Down

Dependendo da idade dos seus filhos e suas personalidades , eles vão processar a informação de maneiras diferentes. Alguns irmãos mais velhos já podem saber informações sobre a síndrome de Down , e pode ter interagido com alguma colega com síndrome de Down na escola ou outros lugares

1 – Ouça com atenção sem julgamento.

2- Espere reações inesperadas: surpresa, tristeza ou indiferença. E, às vezes, seus próprios filhos vão oferecer lições mais impressionantes de aceitação e inspiração.

3- Seja paciente e não culpe os seus filhos por falar honestamente sobre suas preocupações. Eles podem usar a terminologia inadequada. Este é um mundo novo para eles, assim como é para você.

4- Dê um passo de cada vez. Não espere que os seus filhos entendam todas as informações que eles precisam em uma única conversa. Tente falar abertamente e honestamente, e continuar a dar-lhes tempo para discutir seus sentimentos e responder às suas perguntas.

5- Lembre seus filhos que não importa a condição de seu irmão, como um membro da família, ele é uma criança em primeiro lugar e ele terá direitos e obrigações com base em suas habilidades pessoais e de desenvolvimento. “Nós não esperamos menos dele, porque ele tem síndrome de Down, mas para deixá-lo demonstrar-nos que ele é capaz de com o nosso amor e apoio superar as barreiras da vida”

6- Os irmãos mais velhos podem ficar confuso com a mistura de sentimentos que podem estar ocorrendo. Muitas vezes eles não querem colocar mais pressão sobre seus pais e isso pode levá-los a esconder seus sentimentos. Encontrar apoio emocional através da escola, igreja ou com outros membros da família é sempre uma boa idéia.

7- Se você tem um filho dolescente, sabe que seus amigos desempenham um papel importante em sua vida. Pergunte-lhe se há alguém especial que ele gostaria de compartilhar a notícia em sua turma de colegas ou amigos. Ofereça ajuda neste processo. Ele pode precisar de orientação para falar sobre isso com eles.

8- Explique aos seus filhos que o início pode ser um desafio para todos, mas, que com o passar do tempo, todo mundo vai se acostumar a uma nova rotina. Ninguém precisa ser perfeito durante o processo, mas ser paciente e respeitar o sentimento um do outro é muito importante.

9-Como pais, não há problema em não ter todas as respostas. Se em algum momento você não sabe o que dizer ou explicar aos seus filhos apenas diga que esta aprendendo também.Saiba que muitas respostas virão com o tempo.

10-É muito importante entender que, como pais e familiares é comum cometer equívocos e se apegar aos mitos referentes a temática síndrome de down.Não leve os comentários ou reações como agressões pessoais. Todos na casa irão precisar de orientação e educação para entender o novo universo referente a pessoa com síndrome de Down.Estímulo e aceitação contribuem para o desenvolvimento.

Qualquer recém-nascido precisa de muita atenção e dedicação durante seus primeiros meses de vida , e ainda mais se ele foi diagnosticado com síndrome de Down ou tem complicações médicas. Converse com seus filhos sobre este processo e não espere que eles sejam maduros todo o tempo. Começos nunca são fáceis ,tente planejar um momento especial para seus filhos mais velhos também. Tente evitar colocá-los em um segundo lugar todo o tempou ou deixá-los pensar que as suas necessidades não são tão importantes . Toda criança tem necessidades de algum tipo , e todos eles precisam da nossa atenção e palavras de capacitação e valorização .

Adaptado do texto de Eliana Tardio

dica 1

dica 2

dica 3

dica 4

dica 5

dica 6

dica 7

dica 8

dica 9

dica 10

Compartilhar:

Comentários (0)

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.